Blog

Sommelier de Cervejas é reconhecida como profissão no Brasil: o que muda na prática?

sommelier de cervejas se torna profissão no Brasil

A atividade de Sommelier de Cervejas integrará a Classificação Brasileira de Ocupações em 2022

Os Sommeliers de Cervejas do Brasil tiveram uma importante vitória esse mês: a profissão fará parte da Classificação Brasileiras de Ocupações a partir do próximo ano.

O documento emitido pelo Ministério da Economia que tem por objetivo retratar a realidade do mercado de trabalho está sendo atualizado para incorporar as profissões inovadoras que têm ganhado destaque e relevância no cenário brasileiro atual.

Sem dúvida, é um reconhecimento importantíssimo para a categoria, já que, com a inclusão, o governo reconhece oficialmente a profissão de Sommelier de Cerveja.

Mas o que isso significa de concreto? O que mudará para esses profissionais, na prática? Há mesmo motivos para comemorar?

É sobre isso que a gente fala agora!

aluna do curso de sommelier de cervejas da ESCM
Pode brindar: Sommeliers de Cerveja integrará o rol oficial de profissões em 2022

O que é, para que serve e como uma profissão é incluída na CBO?

A Classificação Brasileira de Ocupação é um documento elaborado pelo governo federal que identifica as profissões existentes e as reconhece como um ofício com características únicas e distintas das demais. 

Assim, as profissões que integram a CBO recebem um status diferenciado e passam a ter tratamento próprio perante órgãos e também em documentos oficiais. 

O código CBO correspondente à profissão deve constar, por exemplo, na carteira de trabalho, nos documentos de seguro desemprego e da previdência social.

Na prática, a CBO serve para identificar e agrupar os profissionais de uma mesma categoria e garantir que eles tenham os direitos trabalhistas assegurados.

Se você está se perguntando como uma profissão é reconhecida e passa a integrar a CBO, a resposta é curta: com a mobilização dos profissionais da área!

Segundo o portal do Fundo de Amparo ao Trabalhador, para a inclusão de uma nova ocupação na CBO, é necessária uma solicitação formal, com o envio de documentação contendo todas as informações referentes à ocupação, tais como:

  • Quantidade de profissionais atuando na área;
  • Atividades exercidas pelo ocupante;
  • Entidades formadoras;
  • Escolaridade requerida.

Além disso, a adição de novas ocupações passa por painéis de convalidação que ouvem profissionais que atuam na profissão requerida. 

Ou seja, o reconhecimento da profissão de Sommelier de Cerveja é fruto do esforço conjunto de todos os profissionais especialistas que formalizaram o requerimento e que fizeram parte do comitê responsável para construir a matriz de atividades da Família Ocupacional.

No caso específico, entre os participantes do painel de convalidação, estiveram integrantes da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), do Ministério de Agricultura (Mapa), a coordenadora de sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte, Fernanda Bressiani, além do professor da ESCM, José Padilha. 

A titulação Sommelier de Cerveja – além de Sommelier de Cachaça e Sommelier de Saquê – será incluída com o código 5134-10, na família ocupacional 5134, que trata dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.

professor da ESCM e sommelier de cerveja, José Padilha
Alunos do curso de Sommelier de Cervejas da ESCM em aula com o professor José Padilha, integrante do comitê responsável pela convalidação da profissão junto ao ME

As vantagens do reconhecimento da profissão para os Sommeliers de Cerveja, na prática

O reconhecimento da profissão como uma ocupação válida e atuante no mercado de trabalho traz numerosos benefícios para a categoria e é, sim, um grande motivo para comemorar.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Sommelier da ESCM, essa conquista reflete o momento de expansão que a cerveja artesanal vive no Brasil:

“De 2010 para 2019, o número de cervejarias passou de 114 para 1.209, de acordo com o Mapa. A quantidade de marcas e opções multiplicou-se por mais de 10 em uma década. O Sommelier de Cervejas tem um papel fundamental nesse mercado, já que faz a interface da produção com o consumidor. É um disseminador muito importante da cultura cervejeira. Portanto, esse é um reconhecimento para todos que integram essa cadeia.”

Na prática, a conquista trará benefícios importantes à categoria no curto e longo prazo, uma vez que o reconhecimento da ocupação:

  • valida permanentemente a profissão, atestando a sua importância no mercado de trabalho;
  • aumenta a credibilidade e o respeito pela atividade desenvolvida por esses profissionais;
  • amplifica a visibilidade dos Sommeliers de Cerveja e estimula a valorização das suas habilidades pelo público consumidor;
  • abre caminhos e oportunidades específicas para esses profissionais, que a partir desse marco se destacam das categorias afins. Isso acaba com equiparações imprecisas entre os sommeliers e barmans, garçons ou atendentes, por exemplo.

Lembrando que, com o reconhecimento oficial da ocupação, os Sommeliers de Cerveja deverão proceder à correção dos seus registros oficiais para que não haja discrepância entre as funções exercidas e as descritas na CBO, o que poderá configurar, em caso de relação de trabalho subordinado, desvio de função.

estudo e dedicação na área cervejeira
O reconhecimento da profissão de Sommelier de Cervejas trará benefícios importantes à categoria no curto e longo prazo

A ESCM e os Sommeliers de Cervejas no Brasil

Desde 2014, a ESCM já formou mais de 820 Sommeliers de Cervejas em parceria com Doemens Akademie. Também oferece o curso de Master em Estilos, para os profissionais já formados em sommelieria que querem se aperfeiçoar na área.

Descubra o que faz um Sommelier de Cervejas →

Se você também quer entrar para o mundo da Sommelieria de Cervejas, a ESCM te dá as boas-vindas e te convida a fazer parte do melhor treinamento profissionalizante da área. Descubra mais sobre o curso, clicando aqui.

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.