Blog

Com tanta cerveja artesanal no mercado, por que fazer cerveja em casa?

vale a pena fazer cerveja em casa

5 excelentes motivos para você se tornar o próximo cervejeiro caseiro

Foi-se o tempo em que conseguir um bom exemplar de cerveja artesanal dependia de morar em um grande centro ou em uma localização geográfica privilegiada.

Hoje, com milhares de microcervejarias em funcionamento no Brasil e o comércio eletrônico bombando, comprar cervejas artesanais está a um clique de distância.

E com tanta cerveja saborosa e interessante à disposição, a pergunta que paira é:

Será que ainda vale a pena investir tempo e dinheiro na fabricação de cerveja caseira?

Se você é um iniciante no mundo cervejeiro e está pensando em aquecer as próprias panelas, pode preparar o caneco: existem vários bons motivos para aderir ao hobby e é deles que a gente fala agora.

Cervejeiro Caseiro: 5 motivos para você fazer cerveja em casa

Se você chegou até aqui, de uma coisa temos certeza: você curte uma cerveja especial e está louco para ver a bebida engarrafada com um rótulo contendo o seu nome.

Mas aí você pensa um pouco mais, pesquisa na internet e vê que a questão envolve investimento, tempo e dedicação. A dúvida inevitavelmente surge: vale a pena fazer cerveja em casa? 

Abaixo nós reunimos 5 motivos para você levar a sua paixão ao próximo nível e se tornar o mais novo cervejeiro caseiro. Vamos a eles:

1- Faça cerveja em casa para ter Exclusividade

As cervejarias estudam o comportamento do mercado e estão sempre se adequando às tendências, exatamente como vemos em qualquer segmento, da indústria da moda à automobilística. 

E é nessa que a sua cerveja artesanal com notas de abóbora caramelizada preferida sai de linha de produção.

Já aconteceu com você, não aconteceu?

Como um cervejeiro caseiro, você não fica refém da “moda inconstante” dos estilos de cerveja e pode personalizar suas receitas de acordo com seu gosto pessoal. Se você quiser uma witbier com notas de maçã verde e capim-limão, é só fazer do seu jeito. 

Na brincadeira de fazer cerveja em casa, a graça final é essa: ajustar a sua cerveja para o seu paladar.

aprenda a fazer a sua própria cerveja
Beber cerveja é bom, mas beber a própria cerveja é fantástico!

2- Economia

Os ingredientes para o preparo de uma cerveja artesanal não são exatamente baratos, mas ainda assim é mais econômico fazer cerveja em casa do que comprar, especialmente se tiver que incluir o frete nesta conta.

Com cargas tributárias, trabalhistas e logísticas imensuráveis, os custos de operação de uma cervejaria no Brasil se traduzem em preços altos nas prateleiras dos empórios de bebidas especiais.

A qualidade e o processo diferenciado de produção de uma cerveja artesanal sem dúvida fazem jus ao valor cobrado pelas cervejarias, mas quando a questão é economia, ainda é mais barato prepará-la

Num cálculo simples – sem considerar variáveis como a mão de obra, nem investimento inicial em equipamentos – mesmo que você gaste R$80 em insumos para fazer 20 litros de cerveja, é bem mais vantajosos que gastar R$35 por um pack com 12 latinhas de 350ml que você pagaria por cerveja comercial.

3- Desafie-se se divertindo fazendo cerveja em casa

Ninguém se torna um cervejeiro na primeira brassagem. 

É preciso tentativa e erro, atenção aos detalhes e muitos lotes para aprender a fazer cerveja. 

E esse é um processo que recomeça a cada nova receita, novo estilo e novos ingredientes.

Ou seja, fazer cerveja é um verdadeiro e divertido desafio e assim como num jogo de tabuleiros, você vai vencendo etapas conforme desenvolve as habilidades de fabricação de cerveja. Mas com tantas variantes e possibilidade, esse jogo – felizmente -, nunca acaba.

curso cervejeiro caseiro ESCM
Alunos do Curso de Cervejeiro Caseiro da ESCM: fazer cerveja é divertido e desafiador!

4- Auto-estima em dia

Quer encher o peito de orgulho e satisfação? Faça a sua própria cerveja! 

Assim como a criança que monta a sua cabana na árvore, há algo especial em fazer a própria cerveja. E é ainda melhor quando esse troféu é compartilhado com os amigos (nada de comercialização de cerveja caseira, hein?). 

Servir a sua própria cerveja aos amigos e colher os elogios é insuperável. 

Certamente esse não é o fator decisivo que te moverá a fazer cerveja em casa, mas sem dúvida é um bônus incrível.

fazer cerveja como hobby
Servir a sua própria cerveja aos amigos e colher os elogios é insuperável. 

5 – Futuro promissor

Nenhum jogador de futebol se tornou profissional sem antes gastar muita chuteira no campinho do bairro, não é verdade? Quem sabe, então, o seu prazer de fazer cerveja artesanal em casa não desperte um sonho profissional escondido?

Para se tornar mestre cervejeiro, engenheiro de produção cervejeira ou mesmo um empresário proprietário de uma cervejaria há um primeiro passo inevitável que é conhecer o processo de fabricação de cerveja de perto.

Nesse aspecto, a fabricação de cerveja caseira lhe dará uma tremenda vantagem.

E então, pronto para começar?

Fazer cerveja em casa é uma atividade divertida, prazerosa e ainda ajuda no orçamento doméstico. Além disso, é uma forma criativa de desenvolver habilidades que podem se tornar um grande diferencial no mercado de trabalho para quem decide apostar no mundo cervejeiro.

Por outro lado, é preciso ter em mente que ninguém se torna um cervejeiro da noite para o dia e que a persistência, a curiosidade e o estudo farão diferença na hora de brindar com a sua própria cerveja. 

Gostou das nossas dicas? Se animou a fazer a sua própria cerveja

Então aí vai um último conselho: antes de se aventurar nas panelas, aproveite as facilidades tecnológicas, como fóruns de discussão e cursos à distância, para ampliar e trocar conhecimento com professores e outros cervejeiros caseiros. 

Quando você vir, já estará completamente envolvido com o assunto e empolgado para fazer cerveja artesanal em casa. Pode apostar.

>> Saiba tudo sobre o Curso de Cervejeiro Caseiro Online da Escola Superior de Cerveja e Malte CLICANDO AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dois =

Baixe o E-book Grátis ↓

Gestão Comercial das Cervejarias Artesanais Brasileiras

Um estudo sobre a forma de atuação

comercial das cervejarias artesanais 

realizado pela ESCM

com a participação

de 262 Cervejarias de todo o Brasil

Eu concordo em receber comunicações por e-mail.