Tecnologia Cervejeira Avançada | Escola Superior de Cerveja e Malte

Idioma:

|

Tecnologia Cervejeira Avançada

sobre o curso

O curso de Tecnologia Cervejeira Avançada da ESCM é um curso avançado de verdade. Sem passar pelo trivial, o básico de água, lúpulo, malte, levedura e processos, o curso se propõe a trabalhar métodos de redução de custo, controle de processo e controles de qualidade para cervejeiros que já conhecem de insumos e processos e queiram otimizar, padronizar, melhorar a qualidade e reduzir custos nas suas produções.
 
Quem já fez o curso de tecnologia cervejeira por aqui ou por aí deveria vir conosco. Vamos avançar de fato!



conteÚdo programÁtico

  • MATÉRIAS PRIMAS PARA PROCESSO CERVEJEIRO.
  • PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MOSTO
  • PROCESSOS DE FERMENTAÇÃO E MATURAÇÃO
  • PROCESSOS DE FINALIZAÇÃO COMO FILTRAÇÃO E ENVASE
  • CÁLCULOS DE RENDIMENTOS.
  • EQUIPAMENTOS E SUAS VARIÁVEIS.
  • CONTROLE DA QUALIDADE DURANTE OS PROCESSOS.
  • ELABORAÇÃO DE CERVEJAS E PRÁTICA DE MOSTURAÇÃO.
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

conheça os professores

O corpo docente de cada turma pode variar conforme cronograma e disponibilidade de cada professor.
  • André Gonçalves Dias

    Engenheiro Agrônomo pela UFRRJ. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ. MBA em Gestão pela UFF. 25 anos de experiência na indústria de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas e em empresas de Aromas e Extratos Botânicos para Alimentos e Bebidas. Colaborou com empresas nacionais e internacionais como Schincariol (Brasil Kirin), Symrise Flavors and Fragrances (H&R ex-Bayer), Apliquimica Ltda., Fundação Hanns Seidel e FIRJAN. Coordenou de 2012 a 2017 a área de Educação Profissional da FIRJAN no SENAI Vassouras/RJ sendo responsável, entre outros, pelo Curso Técnico em Cervejaria. Membro do Institute for Perception e da Sociedade Brasileira de Ciências Sensoriais.

  • Gabriela Müller

    Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte nos cursos de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira e Mestre Cervejeiro nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcóolica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

  • Honorato Pradel Neto

    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Experiência como coordenador de processo de fabricação de cervejas.

  • Marcos Odebrecht Junior

    Cervejeiro caseiro desde 2008 e juiz BJCP de cervejas e hidromel com experiência em concursos no Brasil e no exterior. Em 2013 obteve o International Diploma in Brewing Technology no World Brewing Academy (Siebel Institute of Technology e Doemens Academy). Em 2015 participou do CMBTC Malt Academy (Canadian Malting Barley Technical Centre). Atualmente é malteiro da Maltes Catarinense em Campos Novos, SC.

  • Pedro Paulo Moretzsohn de Mello

    Engenheiro Químico formado pela Escola de Química da UFRJ, pós-graduado pela PUC/RJ, Mestrado em Cervejaria pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Católica de Louvain/Bélgica. Trabalhou como Gestor Fabril de processos industriais cervejeiros, Skol/Brahma 1973/1990; Kaiser 1990/1992. Docência técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 1993/2015; ESCM, 2017. Responsabilidade técnica laboratorial CTS/Senai, 2012/2014. Consultoria técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 2010/2015. 

     

  • Duan Ceola

    Cervejeiro caseiro desde 2012, licenciado em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisador e Mestrando em Química Analítica na UDESC com projetos de pesquisa relacionado ao perfil aromático do lúpulo e acompanhamento da qualidade e robustez dos lúpulos nacionais. Possui experiência em  cromatografia gasosa e micro extração em fase sólida.

depoimentos dos alunos

Edgard Candido de Oliveira Não parei mais de participar dos cursos intensivos

Em uma de minhas visitas a Blumenau, no festival nacional da cerveja, fui participar de um workshop na ESCM, fiquei impressionado pela estrutura e daí por diante não parei mais de participar dos cursos intensivos de férias, foram: Microbiologia cervejeira, Tecnologia Cervejeira Avançada, Cervejas não convencionais e Produção de Bebidas não alcoólicas. Hoje minha cervejaria foi elaborada com base nestes ensinamentos, grandes amigos formei através do networking que adquiri nestes anos, com certeza continuarei frequentando a ESCM sempre que conseguir uma pausa para adquirir cada vez mais conhecimento.

*Aluno do curso presencial.

Teles Hiran Tronco O curso de Tecnologia Cervejeira Avançada superou minhas expectativas

Venho através deste depoimento relatar minha sincera satisfação à ESCM.
O curso de Tecnologia Cervejeira Avançada o qual realizei superou minhas expectativas, colaborando de forma direta na minha maneira de pensar e apresentando alternativas para solucionar problemas dentro de uma microcervejaria.
Quanto aos professores, são muito qualificados e mostraram dominar os assuntos, respondendo a todos os questionamentos com segurança e clareza.

Rafael Francisco Mascarello Já realizei três cursos na Escola e em todos fui sempre muito bem recebido

Já realizei três cursos na Escola e em todos fui sempre muito bem recebido por toda equipe. São muito atenciosos e prestativos.
Os professores são extremamente capacitados, com anos de experiência no mercado cervejeiro e alto grau de conhecimento prático/técnico/teórico.
Por isso, as aulas são muito enriquecedoras, dinâmicas e com certeza formam nossa base de conhecimento nos aperfeiçoando e nos preparando para os passos futuros.

ver mais depoimentos de alunos