Mestre Cervejeiro | Escola Superior de Cerveja e Malte

AVA Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Mestre Cervejeiro

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

Para se tornar um mestre cervejeiro é necessário o domínio de todas as etapas do processo produtivo de cervejas, além do conhecimento sobre classificação e características dos mais variados estilos da bebida.

No curso de Mestre Cervejeiro elaborado pela Escola Superior de Cerveja e Malte você terá todo o embasamento teórico e prático necessário para sair das nossas salas de aula, laboratórios e estágios em cervejarias e assumir a produção de uma cervejaria.

O curso tratará todas as etapas do processo de produção, controles de qualidade, controles de processos, matérias-primas, equipamentos, gestão sensorial e temas relacionados como gestão ambiental, microbiologia, sanitização e gestão.

Um curso que forma profissionais completos, aptos a tocar o dia a dia de uma cervejaria, desde a elaboração da receita, passando pela seleção e recebimento das matérias-primas, fabricação e controles de qualidade, até o envase e distribuição do produto final, garantindo o conhecimento necessário para que a cerveja chegue até a mesa do consumidor com a qualidade desejada.

Carga horária:
1200h de aula mais 200h do estágios práticos =  1.400h/a totais

Aulas em período integral (segunda-feira a sexta-feira)

Você sabia que o aluno egresso do curso de Mestre Cervejeiro da ESCM pode se filiar ao CRQ – Conselho Regional de Química?

O curso de Mestre Cervejeiro é um curso Técnico em Cervejaria (Diário Oficial - SC nº 20.240 Portaria nº 216 de 23/06/16), e confere ao aluno formado a possibilidade de filiar-se ao Conselho Regional de Química - CRQ. Esta filiação permite que o egresso possa assumir responsabilidades técnicas sob a cervejaria, tais como direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, entre outras. Esta formação é exclusiva da ESCM/Épica e permitida através do despacho 427 de 20/03/17.



conteÚdo programÁtico

Módulo de Formação Básica
História, Mercado e Classificação de Cervejas
Química e Bioquímica Básicas
Matemática Aplicada
Introdução a Microbiologia
Boas Práticas de Laboratório
Tópicos especiais 1

Módulo de Maltaria
Cevada e Adjuntos
Processo de Malteação
Maltes especiais
Boas Práticas Microbiológicas para Laboratório
Análises Fisicas e Químicas da Cevada e do Malte
Tópicos especiais 2
 
Módulo de Ingredientes
Lúpulo e especiarias
Fermento
Água
Introdução à Análise Sensorial
Análises FÍsicas e Químicas de Ingredientes
Tópicos especiais 3
Estágio I

Módulo de Fabricação do Mosto
Brassagem
Análises FÍsicas e Químicas de Produtos intermediários
Análises Microbiológicas da Água e Sanitização da Fábrica
Boas Práticas de Fabricação
Análise sensorial de Produtos intermediários
Tópicos especiais 4
Estágio II

Módulo de Adega
Processo de Fermentação
Processo de Maturação 
Processo de Filtração
Utilidades na cervejaria
Qualidade Higiene e Segurança no Trabalho
Tópicos especiais 5 
Estágio III

Módulo de Finalização e Envase
Processo de Finalização e Envase
Análises FÍsicas e Químicas do Produto Acabado
Análises Microbiológicas do Produto Acabado
Analises Sensorial do Produto Acabado
Tópicos especiais 6
Estágio IV

Módulo de Equipamentos e Receitas
Elaboração de receitas
Aspectos Legais
Gestão de Equipes
Dimensionamento de Equipamentos e Automação
Gestão Ambiental
Tópicos especiais 7 
Estágio V

Módulo de Conclusão
Avaliação de cervejas
Comercialização
Layout de Fábrica
Custos e Precificação
Pesquisa de Mercado em Cervejarias
Tópicos especiais 8
 
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC
    Data de início: 06 Agosto de 2018
    Data final: a 30 Julho de 2019
    Dia e horário: Segunda a sexta-feira: 8h - 17h (período integral)
    Endereço: ESCM - Rua Elsbeth Feddersen, 72 - Salto do Norte
    Investimento: Matrícula de R$ 1.980,00 + 12 parcelas de 1.980,00 | À vista 7% de desconto

    inscreva-se

conheca os professores

  • Eli Bernardino Coelho Junior

    Administração de Empresas até 7ª fase, pela Univali de Itajaí, Sommelier de Cervejas - Science of a Beer.

    Sócio Fundador da Academia da Cerveja, primeiro bar somente com cervejas artesanais de Santa Catarina. Sócio Fundador e Vice-Presidente da AICCA, Associação de Incentivo a Cultura de Cervejas Artesanais em 2005, que em seguida se transformou na Acerva Catarinense.

    Organizador de importantes Harmonizações de cervejas Eisenbahn em Florianópolis com Luiz Emanuel, em junho de 2007; e em agosto de 2008, com o premiado Chef. Emmanuel Bassoleil, e várias Harmonizações e palestras com a Academia da Cerveja, com Chefs convidados como: Marcos Heise, Guilherme Schwinn, Alysson Muller, entre outros. Palestrante semanal fixo do Costão do Santinho Resort, em Florianópolis durante as temporadas de 2007 e 2008, com a palestra: "O mundo das cervejas".

    Jurado no Concurso Nacional das Acervas em 2011;
    Jurado no Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn em 2013;
    Jurado no Concurso Brasileiro de Cervejas no Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau, 2014.

    Atualmente, Sommelier de Cervejas na empresa Brasbeer.
     

  • Frank Nohel

  • Gabriela Müller

    Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte nos cursos de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira e Mestre Cervejeiro nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcóolica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. É diretora técnico-científica da ACervA Catarinense. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

  • Honorato Pradel Neto

    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Experiência como coordenador de processo de fabricação de cervejas no Grupo Petrópolis, coordenador, docente e técnico em educação profissional - SENAI Vassouras nos Cursos Técnicos em Cervejaria, Controle de Qualidade de Alimentos e Processamento de Carnes e Derivados. Trabalhou também em indústrias de alimentos (laticínios) e de bebidas (cervejas, refrigerantes e águas minerais) atuando em implantação de unidades fabris, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, planejamento e gestão de processos produtivos e implantação de ferramentas da qualidade como TPM, ISO 9001, ISO 17025, ISO 2200, BPE e APPCC.

  • Idney José Da Silva Jr. (Nuno)

  • Igor Aguillar Natél Ferrari Puorro

    É cervejeiro profissional, formado pela Brewlab (Sunderland, Inglaterra) e consultor especializado em produção de cervejas artesanais. É também juiz de cervejas certificado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), com experiência em concursos dentro e fora do país. Através de cursos, workshops e palestras, difunde o conhecimento cervejeiro para profissionais da área e também para hobbystas. Conquistou com 3 medalhas de ouro o prêmio “Panela de Ouro” de melhor cervejeiro do XI Concurso Nacional das ACervAs em 2016.

  • Irio Ávila Gonçalves

    Mestre em Sistemas Produtivos - pela UCDB e UQÁM - Université du Québec à Montréal, Pós-graduado em Controladoria, Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS e Tecnólogo em Produção de Cervejas pelo SENAI de Vassouras-RJ. Empresário de Alimentos e Bebidas, possui grande experiência como executivo de controle, custos e finanças em Indústrias de Alimentos e Bebidas e em Serviços de Restauração. Desde 1997 também atua como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da gestão e produção. É Professor da ESCM das disciplinas de Custos, Precificação e Aspectos Tributários nas cervejarias.

  • João Sperb

    É Mestre e Bacharel em Engenharia química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de pesquisa em processos biotecnológicos, utilizando fungos filamentosos para a obtenção de compostos bioativos, com foco na produção de tensoativos (biossurfactantes) e enzimas lipolíticas. Atua na área de Engenharia de Alimentos, principalmente na produção de alimentos e bebidas fermentados, contando com atuações profissionais em cervejarias. Atualmente é coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira e de Aperfeiçoamento da Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • Lígia Marcondes Rodrigues dos Santos

  • Luís Augusto Zillmer Cardoso

    Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FURB), com um curso de extensão em Administração Pública (EGOVI), pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing (ICPG) e mestre em Desenvolvimento Regional (FURB).
    Atua como professor universitário nas áreas de marketing e comunicação na Uniasselvi, Fameg, Fameblu, Unerj e FAE/Blumenau. Prestou assessoria de comunicação para diversas empresas, entre elas ACIB Jovem, Sociedade Blumenauense de Ortodontia (SBO), Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG) e Range Equipamentos. Tutor e coordenador de produção de material de comunicação Escola Superior de Cerveja e Malte / Instituto de Administração e Direção de Empresas (IADE). Professor da disciplina de Formulação Mercadológica da Cerveja.

  • Marcos Odebrecht Junior

    Cervejeiro caseiro desde 2008 e voluntário da ACervA Catarinense desde 2009. Juiz BJCP de cervejas e hidromel com experiência em concursos no Brasil e no exterior. Em 2013 obteve o International Diploma in Brewing Technology no World Brewing Academy (Siebel Institute of Technology e Doemens Academy). Em 2015 participou do CMBTC Malt Academy (Canadian Malting Barley Technical Centre). Após retornar do CMBTC implementou a Maltes Catarinense em Campos Novos onde desde então é o malteiro responsável. Possui experiência no ensino superior nas áreas de bebidas fermentadas e engenharia.

  • Elisia Rangel

    Formação em Zootecnia, Segurança do Trabalho, Controle de Qualidade em Alimentos e pós-graduação em Gestão Ambiental. Atualmente ministrando aulas de segurança do trabalho e gestão ambiental na ESCM.

  • Ozinil Martins de Souza

  • Pedro Paulo Moretzsohn de Mello

    Engenheiro Químico formado pela Escola de Química da UFRJ, pós-graduado pela PUC/RJ, Mestrado em Cervejaria pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Católica de Louvain/Bélgica. Trabalhou como Gestor Fabril de processos industriais cervejeiros, Skol/Brahma 1973/1990; Kaiser 1990/1992. Docência técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 1993/2015; ESCM, 2017. Responsabilidade técnica laboratorial CTS/Senai, 2012/2014. Consultoria técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 2010/2015. 

     

  • Roberta Bassi

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Especialista em Microbiologia pelo Instituto de Ensino e Saúde de São Paulo, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco, Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil. Professora da Escola Superior Cerveja e Malte para o curso Mestre Cervejeiro na disciplina de Microbiologia - Controle de Qualidade. Profissional de Microbiologia na área do Controle de Qualidade nas Cervejarias Kaiser (Jacareí) e Cerveja Baden Baden (Campos do Jordão). Área de pesquisa em Esterilização à base de Ozônio em materiais e equipamentos e ambientes de área estéril.

  • Rodolfo Heitor Vargas Rebelo

    Graduado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau, graduado Mestre Malteiro e Cervejeiro pela Doemens Akademie em Munique/Alemanha, Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie em Munique/Alemanha, Mestre em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. É sócio-fundador e gerente industrial da Malteria Blumenau. Já prestou consultoria para cervejarias como Schornstein, Bierland e Ordeo. É professor desde 2014 na Universidade Regional de Blumenau nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e professor na Escola Superior de Cerveja e Malte. 

  • Rodrigo Sawamura

    Formado em Engenharia de Alimentos pela Unesp, Cozinheiro Chef Internacional pelo Senac, Sommelier de Cervejas pela ABS-Instituto da Cerveja e Doemens/Academia Barbante, Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja, Tecnologia Cervejeira pelo Instituto da Cerveja/Faculdade de Tecnologia Munique/Weihenstephan, Juiz BJCP. Em 2016 conquistou o título de Campeão Brasileiro de Sommelier de Cervejas. Finalista por 2 vezes consecutivas no Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas, conquistando o 4° Lugar em 2015 e o 3° Lugar em 2017.

  • Victor Pacheco Zim

    Engenheiro de Alimentos pela UDESC, Pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela ESCM, Sommelier de Cervejas - Doemens/ESCM, Sommelier de Cervejas - ICB, Cervejeiro nas cervejarias Basement, Insana e Itajahy e Consultor Técnico.

  • Vitor Marques Antoniazzi

    Engenheiro de Petróleo pela PUC-Rio e Mestre Cervejeiro pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Foi um dos fundadores da marca carioca Kurumã e atualmente é Mestre Cervejeiro na Faroeste. Presta consultoria na parte de criação de receitas e desenvolvimento de marcas ciganas. É professor desde 2016 na Escola Superior de Cerveja e Malte e juiz BJCP.

Quer fazer este curso? Inscreva-se