Fermentação e Maturação - Cervejeiro Caseiro | Escola Superior de Cerveja e Malte

AVA Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Fermentação e Maturação - Cervejeiro Caseiro

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

Para produzir uma boa cerveja é essencial o domínio sobre os processos fermentativos e de maturação, também chamados de produção "a frio". O conhecimento sobre a importância destas etapas do processo e sua correta condução possibilita que seja alcançado um excelente desempenho, além de se extrair da cerveja os mais variados aromas e sabores de forma controlada e possibilitar uma padronização das características obtidas no produto final.



conteÚdo programÁtico

  • Fundamentos da fermentação.
  • Ativação da levedura e dosagem de levedura.
  • Controles da fermentação.
  • Fundamentos da maturação.
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC
    Data de início: 04 Agosto de 2018
    Data final: a 04 Agosto de 2018
    Dia e horário: Sábado: 8h - 18h
    Endereço: Escola Superior de Cerveja e Malte - Rua Elsbeth Feddersen, 72 - Salto do Norte
    Investimento: 1+2 x R$ 140,00 (cartão de crédito) ou 5% de desconto à vista

    inscreva-se

conheca os professores

  • Charles Ristow

    Analista de Negócios/Sistemas, MBA em Gestão de Projetos, Tecnologia e Prática Cervejeira – SENAI/Vassouras, Sommelier de Cervejas pelo ICB ABS-SP, BJCP Certified Judge, Sócio e cervejeiro da Cervejaria Belgard, Professor na ESCM, Aluno Mestrado UFSC – Engenharia de Produção.
     

  • Daniel Vilmar Ropelato

    Graduado em Medicina Veterinária com Especialização em Técnico Cervejeiro pela Uniasselvi, é homebrewer desde 2009 contando centenas de produções e tem como hobby produção de queijos, hidromel e claro, cerveja. Atualmente é Coordenador de Produção na Cerveja Blumenau.

  • João Sperb

    É Mestre e Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de pesquisa em Engenharia Bioquímica, utilizando fungos filamentosos para a obtenção de compostos bioativos, com foco na produção de tensoativos (biossurfactantes) e enzimas lipolíticas. Possui experiência na área de Engenharia de Alimentos, principalmente na produção de alimentos e bebidas fermentados,contando com atuações profissionais em cervejarias. Atualmente cursa o doutorado em Engenharia Ambiental, com o foco de pesquisa na área de biorreatores e biodigestores para a produção de biogás e é coordenador de cursos na Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • Pedro Paulo Moretzsohn de Mello

    Engenheiro Químico formado pela Escola de Química da UFRJ, pós-graduado pela PUC/RJ, Mestrado em Cervejaria pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Católica de Louvain/Bélgica. Trabalhou como Gestor Fabril de processos industriais cervejeiros, Skol/Brahma 1973/1990; Kaiser 1990/1992. Docência técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 1993/2015; ESCM, 2017. Responsabilidade técnica laboratorial CTS/Senai, 2012/2014. Consultoria técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 2010/2015. 

     

Quer fazer este curso? Inscreva-se