Como Montar sua Cervejaria | Escola Superior de Cerveja e Malte

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Como Montar sua Cervejaria

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

Descubra todos os passos e as técnicas necessárias para abrir a sua própria cervejaria. Este curso ensina as etapas desde a elaboração do plano de negócios e uso das pesquisas de mercado até o dimensionamento de produção e registro de produtos. Torne-se um empreendedor ou capacite-se a atuar em áreas diretamente relacionadas aos negócios cervejeiros.

O curso inclui:

  • Material didático digital;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
  • Certificação.



conteÚdo programÁtico

  • Introdução ao mundo da cerveja
  • Mercado cervejeiro
  • Planejamento estratégico
  • Inovação em cervejarias
  • Pesquisa de mercado e formulação
  • Comunicação cervejeira
  • Canais de distribuição
  • Gestão comercial
  • Dimensionamento de produção
  • Layout de cervejaria
  • Compras
  • Distribuição
  • Brew pubs
  • Cervejarias ciganas
  • Aspectos legais em uma cervejaria
  • Aspectos tributários
  • Custos e precificação
  • Gestão financeira
  • Investimentos
  • Financiamento
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Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC - Curso Concentrado
    Data de início: 20 Janeiro de 2020
    Data final: a 31 Janeiro de 2020
    Dia e horário: Segunda a Sexta: 8h - 17h
    Endereço: Escola Superior de Cerveja e Malte - Rua Elsbeth Feddersen, 72 - Salto do Norte
    Investimento: Matrícula de R$ 325,00 + 11 parcelas de R$ 325,00 | à vista R$ 3.627,00 (7% de desconto)

    inscreva-se
  • Cidade: A Distância - Transmissão Síncrona Online
    Data de início: 20 Janeiro de 2020
    Data final: a 31 Janeiro de 2020
    Dia e horário: Segunda a Sexta: 8h - 17h
    Endereço: A Distância - Transmissão Síncrona Online
    Investimento: Matrícula de R$ 325,00 + 11 parcelas de R$ 325,00 | à vista R$ 3.627,00 (7% de desconto)

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conheça os professores

O corpo docente de cada turma pode variar conforme cronograma e disponibilidade de cada professor.
  • Carlo Enrico Bressiani

    Sommelier de Cervejas ESCM/Doemens. PhD em Finanças pela Universitat Ramon Llull em Barcelona. MBA em Gestão de Empresas Industriais pelo Institut Químic de Sarrià também em Barcelona e Engenheiro Civil pela Universidade Regional de Blumenau. Diretor Geral da Faculdade Épica e Diretor Geral da Escola Superior de Cerveja e Malte, sua mantenedora. Atua no ensino desde 1997 e no Ensino Superior como professor de graduação, no Brasil e no Exterior, desde 2003. Professor de pós-graduação desde 2005 e palestrante desde 2009. Já atuou em outras Instituições de Ensino Superior como orientador de estágio e coordenador de curso. Na área de gestão educacional já foi coordenador administrativo de um Núcleo de Ensino a Distância com mais de 45 mil alunos. Autor de 7 livros nas áreas inovação, projetos e finanças, atua também como consultor especializado em projetos e reestruturações. 

  • Honorato Pradel Neto

    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Experiência como coordenador de processo de fabricação de cervejas.

  • Idney José Da Silva Jr. (Nuno)

    Profissional e docente no segmento cervejeiro, com experiência no modelo de negócio “Brew Pub”, com foco no plano de negócio para bares com fabricação própria de cerveja, desenvolvimento de produtos (cervejas), operacionalização de equipamentos cervejeiros (fabricação de cervejas), estudos de viabilidade, análise de riscos, análise e qualificação de mercado fornecedor e consumidor, estudos econômicos e financeiros e estudo logístico. Forte competência para atuar, implantar e administrar sistemas de produção (aplicação metodologia de lean manufacturing), Programação e Controle da Produção, Manufatura integrada por computador (CAD e CAM).

  • Irio Ávila Gonçalves

    Mestre em Sistemas Produtivos - pela UCDB e UQÁM - Université du Québec à Montréal, Pós-graduado em Controladoria, Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS e Tecnólogo em Produção de Cervejas pelo SENAI de Vassouras-RJ. Empresário de Alimentos e Bebidas, possui grande experiência como executivo de controle, custos e finanças em Indústrias de Alimentos e Bebidas e em Serviços de Restauração. Desde 1997 também atua como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da gestão e produção. É Professor da ESCM das disciplinas de Custos, Precificação e Aspectos Tributários nas cervejarias.

  • Luís Augusto Zillmer Cardoso

    Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FURB), com um curso de extensão em Administração Pública (EGOVI), pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing (ICPG) e mestre em Desenvolvimento Regional (FURB).
    Atua como professor universitário nas áreas de marketing e comunicação na Uniasselvi, Fameg, Fameblu, Unerj e FAE/Blumenau. Prestou assessoria de comunicação para diversas empresas, entre elas ACIB Jovem, Sociedade Blumenauense de Ortodontia (SBO), Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG) e Range Equipamentos. Tutor e coordenador de produção de material de comunicação Escola Superior de Cerveja e Malte / Instituto de Administração e Direção de Empresas (IADE). Professor da disciplina de Formulação Mercadológica da Cerveja.

  • Vitor Marques Antoniazzi

    Engenheiro de Petróleo pela PUC-Rio e Mestre Cervejeiro pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Foi um dos fundadores da marca carioca Kurumã e atualmente é Mestre Cervejeiro na Faroeste. Presta consultoria na parte de criação de receitas e desenvolvimento de marcas ciganas. É professor desde 2016 na Escola Superior de Cerveja e Malte e juiz BJCP.

  • Alexandre Willerding

    Alexandre Willerding || É administrador (UFPR), especialista em Gestão Logística (FGV), com extensão na Manchester Business School, Micromaster em Supply Chain Management (MIT) e Beer Sommelier (ABS). Executivo com mais de 20 anos de experiência, trabalhou em grandes empresas de bebidas como Ambev e Coca-Cola, principalmente no planejamento e operação da cadeia de suprimentos. Na Rocha Logística, adquiriu sólida experiência na logística internacional (Hamburg Süd). A partir de 2004 iniciou seus empreendimentos no setor de cerveja artesanal (Distribuidor Eisenbahn, Sócio fundador Cerveja Diabólica, Gestor de Canais de Distribuição Bierbaum, Diretor e consultor da Sudlager). Desde 2010, atua como consultor com foco na gestão de canais de venda e distribuição. Há mais de quinze anos atua como professor no ensino superior para cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu), entre eles, Administração, Logística, Cadeia de Suprimentos e Marketing.

  • Maurício Zipf

    Formado em Administração de Empresas; Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Marketing; Sommelier de Cervejas pela Doemens/ESCM; Um dos fundadores da cervejaria Schornstein de Pomerode-SC;Professor de Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas de Introdução ao Marketing, Comportamento do Consumidor e Branding;

depoimentos dos alunos

Otavio Vicente da Penha Toffoli Estas duas semanas na ESCM foram enriquecedoras

Estas duas semanas na ESCM foram enriquecedoras, pois nós cervejeiros temos muitas vezes a ilusão de que um bom produto se sustenta e nos esquecemos da estratégia e do custo para fazermos este bem chegar ao consumidor de forma satisfatória.
Apesar do mercado ainda estar em expansão, é necessário criarmos cada vez mais demanda para as cervejas especiais e conhecer diferentes modelos de negócio. O curso traz uma gama de possibilidades para os alunos, fabricar e comercializar, brew pub, broker, trabalhar com ciganos ou ser um cigano, aprendi muito e repensei em várias oportunidades ao longo dos dias, e continuo pensando, porém com um olhar mais refinado, rs.
Além do mais, gostei muito da posição dos professores, por também serem entusiastas, mas com a vivência de lições aprendidas gigantesca, que geram para nós um momento único de troca de experiências, onde poderemos assim encurtar a lacuna para o sucesso!
Logo, vender experiências na degustação de uma ótima cerveja, que venha carregada de história e emoção será a minha estratégia.

Milciades Colman (Paraguai) O curso valeu o investimento

Para mim o nível da faculdade foi muito bom, os professores são muito competitivos e a organização da escola é muito boa. O curso valeu o investimento.

Gabriela Reis Flemming Tive um panorama de todas as necessidades deste mercado

O curso "Como montar sua Cervejaria" foi ótimo para mim, pois tive um panorama de todas as necessidades deste mercado. As diversas experiências transmitidas por cada um dos professores agregou no conhecimento dos diferentes cenários existentes no mundo cervejeiro. Além de o material e as aulas gravadas serem de extrema valia para consulta.

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