Análises Laboratoriais de Ingredientes | Escola Superior de Cerveja e Malte

Idioma:

|

Análises Laboratoriais de Ingredientes

sobre o curso

A avaliação dos ingredientes utilizados no processo de produção de cervejas é de fundamental importância para se obter um produto final de qualidade. Neste curso, você conhecerá os procedimentos laboratoriais que permitem avaliar e interpretar os resultados de análises das matérias-primas cervejeiras.



conteÚdo programÁtico

  • Análises de ingredientes: Água, Adjuntos, Malte, Lúpulo, Fermentos, Especiarias. 
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

conheca os professores

  • João Sperb

    É Mestre e Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de pesquisa em Engenharia Bioquímica, utilizando fungos filamentosos para a obtenção de compostos bioativos, com foco na produção de tensoativos (biossurfactantes) e enzimas lipolíticas. Possui experiência na área de Engenharia de Alimentos, principalmente na produção de alimentos e bebidas fermentados,contando com atuações profissionais em cervejarias. Atualmente cursa o doutorado em Engenharia Ambiental, com o foco de pesquisa na área de biorreatores e biodigestores para a produção de biogás e é professor e conteúdista na Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • José Gonçalves Antunes

    M.Sc. Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ (1996).

    Trabalha para o Sistema Firjan como Especialista do segmento de bebidas do estado do Rio de Janeiro, atuando em serviços especializados, consultorias e na formação de profissionais para a indústria. Já coordenou projetos de empresas como: Basf, Novozymes, ingredion, Cia. Muller de Bebidas, entre outras. Possui 18 anos de experiência profissional na área cervejeira e de bebidas não Alcóolicas. Docente dos cursos de cervejaria onde ministra disciplinas referentes a matérias-primas cervejeiras, leveduras cervejeiras, fermentação e maturação. Coordena o conteúdo tecnológico do curso Food Safety, ministrado na Coca-Cola Company. Participa em eventos de cunho tecnológico, como palestrante, representando o Centro de Tecnologia SENAI-RJ Alimentos e Bebidas.