Blog

Segunda rodada do ano da Usina Schornstein: Catharina Sour Cupuaçu

Lata de Catharina Sour Cupuaçu em cima da mesa rodeada de grãos de malte

Programa da marca e da Escola Superior de Cerveja e Malte leva ao mercado a união do talento de novos cervejeiros e da experiência da cervejaria. Session IPA lançada em janeiro teve uma excelente aceitação.

Aliar a visão inovadora de estudantes de cerveja à história de mais de uma década de uma cervejaria e levar ao consumidor essas inovações foi o objetivo do lançamento da Usina Schornstein. O programa, que é uma parceria entre a marca de Pomerode (SC) e a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), chegou em maio à sua segunda rodada. Depois da Session IPA, foi a vez de uma Catharina Sour.

Serão, ao todo, quatro produtos em 2018. Em todos, os estudantes que idealizaram a receita serão convidados a participar do processo de fabricação, trazendo vivências inéditas para os seus currículos. A Schornstein, por sua vez, leva os produtos ao mercado através dos seus mais de 2 mil pontos de vendas em todo o Brasil. Parte do lucro com a comercialização retorna para a Escola em forma de bolsa de estudos para a graduação em Engenharia de Produção Cervejeira, primeira do mundo fora da Alemanha.

A receita da Catharina Sour foi escolhida através de um concurso interno dos alunos da ESCM, que selecionou a criação de Heverton Carrara, Mauricio Oliveira Gois, Guiomar Borchardt, Rodrigo Tavares, Euclides Baptista e Tiago Chaves Alves. O rótulo leva Cupuaçu.

Avaliação positiva da primeira rodada

A cerveja que deu o pontapé inicial à Usina Schornstein foi uma Session IPA. O produto chegou às prateleiras em janeiro e o impacto superou as expectativas para todos os envolvidos. Adilson Altrão, diretor da Schornstein, comenta que o saldo positivo nas vendas foi um dos indicadores atingidos. “Todo o processo foi muito bacana. Termos abertura para ouvir os alunos, tê-los conosco com as suas visões externas e produzir um item diferente, que não está no nosso mix, nos trouxe vivências bastante proveitosas”, diz.

Para o diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Bressiani, a interação entre os alunos e o mercado, que já faz parte da experiência proporcionada pela instituição, ganhou um importante protagonista. “A Usina Schornstein já é, para os nossos alunos, mais um motivador. Eles se dedicam e estudam as receitas que inscreverão na seleção. Depois, acompanham os processos e retornam para a sala com muito conteúdo para compartilhar com os colegas”, diz.

O resultado do programa já tem também outro beneficiário: o programa de bolsa de estudos para os alunos do curso de graduação em Engenharia de Produção Cervejeira, cuja primeira turma que iniciou em fevereiro de 2018. “Ficamos muito felizes em contribuir para a profissionalização do mercado cervejeiro através deste repasse. A Usina Schornstein foi pensada para que todos os envolvidos ganhassem e é isso que estamos vendo na prática”, finaliza Altrão.

O primeiro estilo brasileiro de cerveja!

Desde o dia 04 de julho a Catharina Sour integra o Beer Judge Certification Program (BJPC), como o primeiro estilo brasileiro de cerveja. O estilo, idealizado e produzido por cervejarias de Santa Catarina, foi incluído como um dos estilos provisórios no guia de juízes.

O Beer Judge Certification Program é uma das principais organizações de certificação mundial para juízes de cerveja e bebidas fermentadas relacionadas. Fundado em 1985, está presente em mais de 40 países e tem mais de 7 mil juízes ativos no programa.

Sobre a Catharina Sour Cupuaçu

por Rodrigo Sawamura

A cerveja Usina Schornstein – Catharina Sour Cupuaçu se apresentou aos olhos com uma coloração amarelo palha, com discreta turbidez e excelente formação e retenção de espuma.

Já nos aromas foi possível notar agradáveis notas de Cupuaçu, uma acidez evidente que pode ser associada a iogurte e uma leve base de cereais (casca de malte).

No paladar, as excelentes impressões obtidas no olfato se confirmam quando a cerveja chega à boca. A acidez marcante contribuiu para criar um aspecto extremamente refrescante, o perfil de fruta continua característico e presente, o corpo leve e o final seco ajudam a elevar ainda mais a drinkability. Sem dúvida nenhuma é uma excelente representante desse novo estilo.

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.