Blog

Concurso de Cerveja: 5 dicas para cervejeiros caseiros

Cerveja para concurso

Não é novidade para ninguém o aumento significativo de cervejeiros caseiros no Brasil e, assim sendo, uma crescente nos concursos cervejeiros para esse nicho. Há concursos organizados por associações como as Acervas, até aqueles organizados por cervejarias, brew shops e festivais. 

Há muita cerveja caseira boa surpreendendo os jurados, mas há também muitas cervejas que deixam de conseguir boas classificações por pequenos erros cometidos pelos cervejeiros na hora de inscrever e enviar as suas amostras. 

Quer aumentar as chances de medalha para a sua cerveja?

Confira agora as dicas mais importantes antes de inscrever a sua cerveja caseira em um concurso.

Como funciona um concurso de cerveja caseiro? 

O guia de estilos utilizado é o BJCP (Beer Judge Certification Program), que é um programa internacional para formação, qualificação e certificação de juízes de cerveja, hidromel e cidra. Ele é totalmente voluntário e um dos mais famosos guias de estilos do mundo.

A maioria dos concursos caseiros são sancionados pelo BJCP, embora ainda existam alguns poucos que prefiram não registrar. 

No caso dos registrados, as avaliações são feitas às cegas, o nome do juiz são identificados na ficha de avaliação, onde ele fundamenta a nota atribuída a cada critério julgado. Ele também identifica e pontua problemas na cerveja, indicando possíveis erros no processo, além de sugerir soluções para melhora. Caso a cerveja receba pontuação acima de 30, ela vai para a final e pode ou não receber medalha (que, na verdade, é um certificado).

Leia também: 5 passos e várias dicas para quem quer ser juiz de concursos de cerveja

concurso de cerveja caseira

5 dicas para participar de concurso de cerveja artesanal

Agora vamos às dicas! 

1. Inscreva sua cerveja na categoria certa

Um dos erros mais comuns em concurso é  a inscrição da cerveja na categoria errada.

Veja bem, as cervejas são avaliadas de acordo com um guia, ou seja, se sua cerveja não se encaixar nas descrições daquele guia, ela fatalmente levará nota baixa.

Preste muita atenção às características sensoriais da sua cerveja, e leia o guia antes de fazer a inscrição.  

2. Identifique as suas garrafas corretamente

Ao contrário dos concursos comerciais, nos caseiros as cervejas vão para a mesa de julgamento dentro das garrafas fechadas. Assim sendo, se sua garrafa tiver uma etiqueta, ou for um reaproveitamento de alguma cervejaria com garrafa de design exclusivo, ela será desclassificada.

Leia atentamente o regulamento do certame e siga as regras de cada concurso!

3. Aponte o estilo base da cerveja

Criações inusitadas, receitas diferenciadas, insumos caros e muito amor na produção não darão resultado em concursos se você não especificar qual o estilo base você utilizou na sua cerveja.

O estilo base é a régua que o juiz usa para analisar a amostra, sempre baseado no guia de estilos, portanto, ele fica sem referência quando não sabe de onde partiu a cerveja que ele está julgando.

O resultado é nota baixa para a sua cerveja. 

4. Cuide com a descrição sensorial

Uma coisa deve fica muito clara quando se descreve as características de uma cerveja: tudo o que você citar, o juiz vai procurar.

Caso ele não encontre, a sua nota pode ser reduzida.

A dica aqui é, na dúvida se aparece ou não, não cite. É muito mais interessante quando o juiz encontra notas inusitadas que ampliam a complexidade da amostra, do que não encontrar o que está no descritivo. Seja sucinto. 

5. Acondicione bem as garrafas e envie no prazo correto

Se uma ou duas de suas garrafas chegarem quebradas e sua cerveja for para o Best of Show (rodada final entre os melhores) você corre o risco de não ganhar medalha ou ter sua cerveja desclassificada por falta de amostra.

Portanto, cuide bem da cerveja que você vai enviar! 

Com essas dicas na mão, agora é hora de produzir cervejas, escolher os concursos e mandar suas amostras! 

Antes de tudo, lembre-se que mais importante do que ganhar medalhas, é saber que sua cerveja será analisada por profissionais competentes, que te darão um feedback importante para que você siga melhorando sua criação a cada nova brassagem.

Quer melhorar a sua produção?

>> Conheça os cursos da ESCM para cervejeiros caseiros:

Cervejeiro Caseiro Online

Tecnologia Cervejeira

 

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.