Tecnologia Cervejeira Avançada | Escola Superior de Cerveja e Malte

AVA Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Tecnologia Cervejeira Avançada

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

A implantação de cervejarias regionais de pequeno porte vem impulsionando o desenvolvimento do mercado nacional de cervejas. Nestas indústrias o conhecimento básico sobre o processo de produção já está consolidado, entretanto, com o crescimento deste mercado a demanda por conhecimentos cervejeiros mais avançados é essencial, a fim de promover otimização de processos, a redução de custos, o aumento da eficiência e da qualidade.

Para atender a esta nova demanda, o curso de Tecnologia Cervejeira Avançada da Escola Superior de Cerveja e Malte, que tem o objetivo de oferecer aos cervejeiros conhecimentos mais avançados em tecnologia cervejeira, qualidade e gestão dos processos e lucratividade.

O curso de Tecnologia Cervejeira Avançada (TCA) é a sequência do curso Tecnologia Cervejeira Básica (TCB) . Seu público – alvo são os cervejeiros caseiros que buscam excelência e inovação em suas produções e profissionais que buscam a melhor compreensão e métodos de otimizar seus processos industriais. A ementa dos cursos TC e TCA são muito semelhantes, porém sua abordagem é completamente diferente. No curso de TCA subentende-se que o aluno já seja auto – suficiente na produção de cervejas. Em todas as disciplinas serão realizadas breves revisões dos conceitos básicos, porém serão introduzidos novos conceitos, especialmente sobre a aplicação avançada deles.



conteÚdo programÁtico

  • MATÉRIAS PRIMAS PARA PROCESSO CERVEJEIRO.
  • PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MOSTO
  • PROCESSOS DE FERMENTAÇÃO E MATURAÇÃO
  • PROCESSOS DE FINALIZAÇÃO COMO FILTRAÇÃO E ENVASE
  • CÁLCULOS DE RENDIMENTOS.
  • EQUIPAMENTOS E SUAS VARIÁVEIS.
  • CONTROLE DA QUALIDADE DURANTE OS PROCESSOS.
  • ELABORAÇÃO DE CERVEJAS E PRÁTICA DE MOSTURAÇÃO.
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC - Curso Concentrado
    Data de início: 22 Janeiro de 2018
    Data final: a 02 Fevereiro de 2018
    Dia e horário: Segunda a Sexta das 8h as 17h

    inscreva-se

conheca os professores

  • Professores ESCM

    Corpo docente da Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • Rodolfo Heitor Vargas Rebelo

    Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo.  

  • Gabriela Müller

    Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte/SC nos cursos de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira e Mestre Cervejeiro nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcóolica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. É diretora técnico-científica da ACervA Catarinense. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

  • Marcos Odebrecht Jr.

    Cervejeiro caseiro desde 2008 e voluntário da ACervA Catarinense a partir de 2009. Juiz BJCP de cervejas e hidromel com experiência em concursos de cerveja caseira no Brasil e nos EUA. Em 2013 obteve o International Diploma in Brewing Technology no World Brewing Academy (Siebel Institute of Technology e Doemens Academy). Participou do CMBTC Malt Academy (Canadian Malting Barley Technical Centre) em 2015. Possui experiência no ensino superior nas áreas de bebidas fermentadas e engenharia.

  • Honorato Pradel

    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Experiência como coordenador de processo de fabricação de cervejas no Grupo Petrópolis, coordenador, docente e técnico em educação profissional - SENAI Vassouras nos Cursos Técnicos em Cervejaria, Controle de Qualidade de Alimentos e Processamento de Carnes e Derivados. Trabalhou também em indústrias de alimentos (laticínios) e de bebidas (cervejas, refrigerantes e águas minerais) atuando em implantação de unidades fabris, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade , planejamento e gestão de processos produtivos e implantação de ferramentas da qualidade como TPM, ISO 9001, ISO 17025, ISO 2200, BPE e APPCC.

  • Joao Guilherme Costa Sperb

    Mestre e bacharel em Engenharia química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de pesquisa em Engenharia Bioquímica, utilizando fungos filamentosos
    para a obtenção de compostos bioativos, com foco na produção de tensoativos (biossurfactantes) e enzimas lipolíticas. Possui experiência na área de Engenharia de
    Alimentos, principalmente na produção de alimentos e bebidas fermentados,contando com atuações profissionais em cervejarias. Atualmente cursa o doutorado em
    Engenharia Ambiental, com o foco de pesquisa na área de biorreatores e biodigestores para a produção de biogás.

  • André Dias

    Engenheiro Agrônomo pela UFRRJ
    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos
    20 anos de experiência na industria de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas
    Colaborou com empresas nacionais e internacionais como Schincariol (Brasil Kirin), H&R Flavors and Fragrances (Bayer Co.), Apliquimica Ltda., Fundação Hanns Seidel e Firjan.
    Coordenou desde 2012 a área de Educação Profissional do SENAI Vassouras/RJ sendo responsável, entre outros, pelo Curso Técnico em Cervejaria.

depoimentos dos alunos

Teles Hiran Tronco O curso de Tecnologia Cervejeira Avançada superou minhas expectativas

Venho através deste depoimento relatar minha sincera satisfação à ESCM.
O curso de Tecnologia Cervejeira Avançada o qual realizei superou minhas expectativas, colaborando de forma direta na minha maneira de pensar e apresentando alternativas para solucionar problemas dentro de uma microcervejaria.
Quanto aos professores, são muito qualificados e mostraram dominar os assuntos, respondendo a todos os questionamentos com segurança e clareza.

Rafael Francisco Mascarello Já realizei três cursos na Escola e em todos fui sempre muito bem recebido

Já realizei três cursos na Escola e em todos fui sempre muito bem recebido por toda equipe. São muito atenciosos e prestativos.
Os professores são extremamente capacitados, com anos de experiência no mercado cervejeiro e alto grau de conhecimento prático/técnico/teórico.
Por isso, as aulas são muito enriquecedoras, dinâmicas e com certeza formam nossa base de conhecimento nos aperfeiçoando e nos preparando para os passos futuros.

Isabela Chagas de Lima A estrutura da ESCM proporciona a vivência dos conhecimentos teóricos do curso na prática

A estrutura da Escola Superior de Cerveja e Malte proporciona a vivência dos conhecimentos teóricos do curso na prática. Os professores são profissionais extremamente qualificados e sempre dispostos a tirar dúvidas.
Toda a equipe de profissionais da Escola é muito solícita, prestativa e cordial. Tenho a certeza que em muito breve retornarei para fazer novos cursos. 

ver mais depoimentos de alunos
Quer fazer este curso? Inscreva-se