Sommelier de Cervejas | Escola Superior de Cerveja e Malte

AVA Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Sommelier de Cervejas

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

No curso de Sommelier de Cervejas ESCM/Doemens você conhecerá as características predominantes das cervejas e estudará a manutenção da qualidade da cerveja servida e sua melhor apresentação. Dessa forma, você estará apto a atuar como profissional certificado em cervejarias, distribuidoras, varejo, restaurantes e outros empreendimentos cervejeiros. Os participantes aprendem ainda criar cartas de cerveja e a aconselhar nas compras da bebida. Além de uma experiência abrangente sobre a cerveja, seus benefícios no consumo moderado para a saúde e prazeres gastronômicos.

O curso é desenvolvido em parceria com a Doemens Akademie, da Alemanha, e o aluno recebe dupla certificação: internacional Doemens Akademie e nacional pela Escola Superior de Cerveja e Malte.


Curso Concentrado.

O curso inclui:

  • Material didático digital;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Certificação.



conteÚdo programÁtico

  • ÉTICA
  • CULTURA CERVEJEIRA
  • ANÁLISE SENSORIAL
  • CERVEJA E SAÚDE
  • GEOGRAFIA ECONÔMICA DA CERVEJA
  • HISTÓRIA DA CERVEJA
  • FABRICAÇÃO DE CERVEJA E MATÉRIAS PRIMAS
  • GESTÃO SENSORIAL
  • COMUNICAÇÃO E VOCABULÁRIO
  • GASTRONOMIA E CERVEJA (COM AULA PRÁTICA)
  • ARMAZENAMENTO E SERVIÇO
  • CHOPE E SEU SERVIÇO
  • CERVEJA E MARKETING
  • TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS FUTURAS
  • LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
 
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC - Curso Concentrado
    Data de início: 22 Janeiro de 2018
    Data final: a 03 Fevereiro de 2018
    Dia e horário: Segunda a Sábado: 8h - 18h

    inscreva-se
  • Cidade: Guarapuava/PR
    Data de início: 13 Abril de 2018
    Data final:
    Dia e horário: Sextas: 19h - 22h e Sábados e Domingos: 8h - 18h (Encontros quinzenais)

    inscreva-se

conheca os professores

  • Carlo Enrico Bressiani

    Sommelier de Cervejas ESCM/Doemens. PhD em Finanças pela Universitat Ramon Llull em Barcelona. MBA em Gestão de Empresas Industriais pelo Institut Químic de Sarrià também em Barcelona e Engenheiro Civil pela Universidade Regional de Blumenau. Diretor Geral da Faculdade Épica e Diretor Geral da Escola Superior de Cerveja e Malte, sua mantenedora. Atua no ensino desde 1997 e no Ensino Superior como professor de graduação, no Brasil e no Exterior, desde 2003. Professor de pós-graduação desde 2005 e palestrante desde 2009. Já atuou em outras Instituições de Ensino Superior como orientador de estágio e coordenador de curso. Na área de gestão educacional já foi coordenador administrativo de um Núcleo de Ensino a Distância com mais de 45 mil alunos. Autor de 7 livros nas áreas inovação, projetos e finanças, atua também como consultor especializado em projetos e reestruturações. 

  • Carlo Lapolli

    Cervejeiro caseiro desde 2008 ministrando cursos de fabricação de cerveja caseira desde 2013. Sommelier Doemens/ESCM, Diretor Comercial da Cerveja Blumenau, Presidente da Associação das Cervejarias Artesanais de SC e Pós-Graduado em Tecnologia Cervejeira. Advogado formado pela Universidade Regional de Blumenau (1998), Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. 
     

  • Cilene Saorin

  • Cleverson Tambosi (Teddy)

    Sommelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers, Tecnologia e Prática Cervejeira pelo SENAI. Voluntário da ACervA Catarinense, organizando, auxiliando e/ou ministrando cursos de fabricação de cerveja caseira.

  • Douglas Merlo

    Degustador profissional formado pela Associação Italiana de Degustadores de Cerveja (A.D.B.), Biersommelier pela Doemens Akademie, Juiz BJCP Certified e Mixologista pela A.I.B.E.S. Professor no SENAI em produção cervejeira. Juiz em concursos cervejeiros no Brasil e no exterior. Fundador da Expedição Cervejeira, que leva apaixonados por cervejas para visitar cervejarias pelo mundo. Trabalha como consultor no mercado cervejeiro para desenvolvimento de receitas cervejeiras e plantas de fábricas.

  • Eli Bernardino Coelho Junior

    Administração de Empresas até 7ª fase, pela Univali de Itajaí, Sommelier de Cervejas - Science of a Beer.

    Sócio Fundador da Academia da Cerveja, primeiro bar somente com cervejas artesanais de Santa Catarina. Sócio Fundador e Vice-Presidente da AICCA, Associação de Incentivo a Cultura de Cervejas Artesanais em 2005, que em seguida se transformou na Acerva Catarinense.

    Organizador de importantes Harmonizações de cervejas Eisenbahn em Florianópolis com Luiz Emanuel, em junho de 2007; e em agosto de 2008, com o premiado Chef. Emmanuel Bassoleil, e várias Harmonizações e palestras com a Academia da Cerveja, com Chefs convidados como: Marcos Heise, Guilherme Schwinn, Alysson Muller, entre outros. Palestrante semanal fixo do Costão do Santinho Resort, em Florianópolis durante as temporadas de 2007 e 2008, com a palestra: "O mundo das cervejas".

    Jurado no Concurso Nacional das Acervas em 2011;
    Jurado no Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn em 2013;
    Jurado no Concurso Brasileiro de Cervejas no Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau, 2014.

    Atualmente, Sommelier de Cervejas na empresa Brasbeer.
     

  • Fernando Lapolli

    Administrador e Gerente Comercial, Cervejeiro Caseiro desde 2008, um dos idealizadores do Catharina Bier Festival e diversos outros eventos cervejeiros locais. Organizou os primeiros encontros de cervejeiros caseiros de Blumenau e região.  

  • José Raimundo Padilha

  • Joyce Oliveira

    Pós graduada em Administração e Organização de Eventos, Chef Patissier, Bacharel em Administração de Empresas, Wine & Beer Sommelier (Senac/Doemens), proprietária do Gastrobar e empório cervejeiro Música no Palato e Sensory Trainer da FlavorActiv. Atuação há mais de 20 anos na Educação de Alimentos & Bebidas.

  • Laura Aguiar

  • Marco Antônio dos Anjos Falcone

    É sócio e cervejeiro da Falke, Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie de Munique e SENAC/SP. Membro e fundador da Academia Sommelier de Cerveja e do NEC - Núcleo de Estudo da Cerveja.. Professor da escola de sommelier de cerveja Science of Beer. Desenvolvedor de cursos e instrutor do SENAC/MG. É também Vice-Presidente do Sindbebidas/FIEMG e Presidente do Conselho Deliberativo da Acerva Mineira.

  • Paulo Bettiol

  • Rafael Augusto Duarte

  • René Aduan Junior

    É formado biólogo pela Universidade São Camilo e Gastrônomo pela Universidade Anhembi Morumbi, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers (AIS) e Sommelier de Cerveja pela Instituição Doemens/Senac e Associação Brasileira de Sommelier (AIS). Também é formado como técnico aplicado a micro cervejarias pela VLB- Berlin. Estagiou e trabalhou em cervejarias e vinícolas na Alemanha, Argentina, França, Hungria e República Tcheca. É membro do BJCP desde 2011, instituição internacional que certifica juízes para competições cervejeiras (habilitado juiz para cerveja e hidromel), membro do BA desde 2013 e juiz no World Beer Cup desde 2014. É chairmenber Brasil do World Beer Awards, responsável pela organização da competição no Brasil. Trabalha na área da gastronomia há mais de 15 anos, com foco em engenharia de cardápio e harmonização. É dono e chef da Alma Rustica Gastronomia, onde se dedica a produtos de charcutaria e defumados.
     

  • Rodolfo Heitor Vargas Rebelo

    Graduado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau, graduado Mestre Malteiro e Cervejeiro pela Doemens Akademie em Munique/Alemanha, Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie em Munique/Alemanha, Mestre em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. É sócio-fundador e gerente industrial da Malteria Blumenau. Já prestou consultoria para cervejarias como Schornstein, Bierland e Ordeo. É professor desde 2014 na Universidade Regional de Blumenau nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e professor na Escola Superior de Cerveja e Malte. 

  • Rodrigo Sawamura

    Formado em Engenharia de Alimentos pela Unesp, Cozinheiro Chef Internacional pelo Senac, Sommelier de Cervejas pela ABS-Instituto da Cerveja e Doemens/Academia Barbante, Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja, Tecnologia Cervejeira pelo Instituto da Cerveja/Faculdade de Tecnologia Munique/Weihenstephan, Juiz BJCP. Em 2016 conquistou o título de Campeão Brasileiro de Sommelier de Cervejas. Finalista por 2 vezes consecutivas no Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas, conquistando o 4° Lugar em 2015 e o 3° Lugar em 2017.

  • Victor Pacheco Zim

depoimentos dos alunos

Carolina Antonio Ferro Toda essa experiência superou minhas expectativas

Fui em busca do curso de Sommelier de Cervejas para agregar valor e conhecimento ao meu currículo, estou prestes a inaugurar um Pub e sabia que precisava de um conhecimento técnico para oferecer algo diferente para meus clientes. Depois de muito procurar encontrei o curso de Sommelier da Escola Superior de Cerveja e Malte, que calhou perfeitamente com o meu calendário, por ser um curso intensivo. Fui ao curso com a mente aberta e com certo receio, pois meu conhecimento sobre o assunto era praticamente nulo e sabia que muitas pessoas da sala já sabiam bastante sobre o tema, e esse meu receio não poderia estar mais errado! Aprendi muito com todos os professores (que por sinal são do maior gabarito, com muito conhecimento e experiência no ramo, e com uma didática de fácil entendimento), e também com todos os meus colegas de classe, que me proporcionaram um networking e momentos que irão ficar na minha memória para sempre, são pessoas que se tornaram meus amigos! Toda essa experiência superou minhas expectativas, eu entrei lá sem saber nada e saí com um conhecimento e com um amor muito grande pela cerveja artesanal, e ainda mais confiante em espalhar essa cultura pelo Brasil. Como eu disse a alguns amigos próximos, ainda preciso estudar muito, mas uma sementinha de lúpulo foi plantada em meu coração e agora como Sommelier de Cervejas preciso cultivá-la, e a ESCM foi a grande incentivadora dessa nova paixão! Agradeço a todo o staff da Escola pela dedicação e comprometimento com o nosso aprendizado!

Luca Nave Minha experiência com a ESCM foi fantástica

Minha experiência com a ESCM foi fantástica desde o momento que cheguei, profissionais extremamente qualificados e infraestrutura excelente para os cursos. 
Fiz Sommelier em Cervejas, a cada aula este curso superou minhas expectativas, uma viagem técnica pelo mundo cervejeiro!

Rober Monteiro O curso de Sommelier de Cervejas da ESCM superou minhas expectativas

O curso de Sommelier de Cervejas da ESCM superou minhas expectativas, não só pelo conteúdo das matérias ou pelo conhecimento dos professores e profissionais envolvidos, mas pela troca de informações e conhecimentos entre todos.
Entrei na ESCM como um aluno e saí ao final do curso como um Sommelier fazendo parte da grande família ESCM. Já estou me programando para meu próximo curso!
Obrigado.
 

ver mais depoimentos de alunos
Quer fazer este curso? Inscreva-se