Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira | Escola Superior de Cerveja e Malte

AVA Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

Para unir a arte e a técnica na produção de cerveja é necessário aprofundar os conhecimentos a respeito da tecnologia cervejeira. 
Este curso visa fornecer o domínio de todo o processo produtivo aos mais exigentes padrões de qualidade de forma a otimizar e inovar na fabricação cervejeira.

Aulas presenciais aos sábados quinzenalmente, podendo sofrer alterações conforme calendário do curso.


Você sabia que os alunos egressos do curso de Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira da ESCM que sejam engenheiros poderão solicitar atribuição para Produção de Cervejas no CREA?

Os alunos egressos do curso de Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira que sejam engenheiros podem solicitar ao CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, extensão de atribuições para atividade na área de produção de cervejas. Isso permitirá ao egresso que já possui CREA e que teve sua extensão de atribuições para fabricação de cerveja aprovada, também assumir responsabilidades técnicas em cervejarias.



conteÚdo programÁtico

1. Módulo de Ingredientes   
Introdução ao Mundo da Cerveja (9h)
Escolas e Estilos de Cerveja (9h)
Água (9h)
Segredos do Lúpulo (9h)
Uso de Especiarias e Madeiras (9h)
Segredos do Malte (18h)
Maltes Especiais (9h)
Análises Laboratoriais de Ingredientes (18h)
Microbiologia da Cerveja (18h)
Fermentos (27h)
 
2. Módulo de Processos de Produção             
Fabricação do Mosto                (27h)
Fermentação e Maturação (18h)
Finalização e Envase (18h)
Análises Laboratoriais de Produto em Processo (18h)
Boas Práticas de Fabricação (9h)
Aspectos Legais - Produção e Comercialização (9h)
 
3. Módulo de Equipamentos e Controles de Qualidade
Equipamentos (9h)
Layout de Fábrica (9h)
Automação de Cervejarias (9h)
Controles de Qualidade (9h)
Gestão Sensorial (18h)
Análises Laboratoriais de Produto Acabado (18h)
Custos e Precificação                (9h)
Inovação e Criatividade em Cervejarias (9h)
Sustentabilidade nas Cervejarias (9h)
Elaboração de Receita (9h)
 
4. Módulo de TCC      
Conhecimento Científico (36h)
Visitas Técnicas (18h)
TCC   (60h)
 
Total: 456h/aula
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC
    Data de início: 07 Abril de 2018
    Data final: a 29 Novembro de 2019
    Dia e horário: Sábados: 08h - 12h e 13h - 18h - Encontro em média quinzenais

    inscreva-se

conheca os professores

  • Carlo Enrico Bressiani

    Sommelier de Cervejas ESCM/Doemens. PhD em Finanças pela Universitat Ramon Llull em Barcelona. MBA em Gestão de Empresas Industriais pelo Institut Químic de Sarrià também em Barcelona e Engenheiro Civil pela Universidade Regional de Blumenau. Diretor Geral da Faculdade Épica e Diretor Geral da Escola Superior de Cerveja e Malte, sua mantenedora. Atua no ensino desde 1997 e no Ensino Superior como professor de graduação, no Brasil e no Exterior, desde 2003. Professor de pós-graduação desde 2005 e palestrante desde 2009. Já atuou em outras Instituições de Ensino Superior como orientador de estágio e coordenador de curso. Na área de gestão educacional já foi coordenador administrativo de um Núcleo de Ensino a Distância com mais de 45 mil alunos. Autor de 7 livros nas áreas inovação, projetos e finanças, atua também como consultor especializado em projetos e reestruturações. 

  • André Gonçalves Dias

  • Carlo Lapolli

    Cervejeiro caseiro desde 2008 ministrando cursos de fabricação de cerveja caseira desde 2013. Sommelier Doemens/ESCM, Diretor Comercial da Cerveja Blumenau, Presidente da Associação das Cervejarias Artesanais de SC e Pós-Graduado em Tecnologia Cervejeira. Advogado formado pela Universidade Regional de Blumenau (1998), Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. 
     

  • Cícero Farah Gieseke

  • Fernanda Meybom Machado

    Engenheira Química pela UFSC, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos e Avaliação de Cervejas pelo Siebel Institute of Technology de Chicago - EUA. Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela ULBRA/RS. Assessora Técnica do CREA-SC onde atua na área de ensino e atribuição profissional da engenharia. Idealizadora do Concurso Engenheiro Cervejeiro do CREA-SC. Colunista online da Revista da Cerveja na Coluna Profissão Cerveja. Ministra cursos e palestras na área de cervejas e atua como sommelière em consultorias e eventos de degustação, harmonização e concursos de cervejas. Jurada em Concursos Nacionais e Internacionais de Cerveja. Hobby favorito é cozinhar com cervejas e suas receitas são publicadas no Blog Comer, Beber e Harmonizar. 

  • Honorato Pradel Neto

  • João Sperb

  • Kátia Jorge

    Química, Doutora em Ciências de Alimentos pela UFRJ e Universidade do Porto/Portugal, Mestre em Bioquímica pela UFRJ e Pós-Graduada em Gestão Estratégica pela UES. Atuou como Pesquisadora Estrangeira na VLB-Berlin, Alemanha, depois trabalhou em empresas da área de bebidas como Cervejaria Brahma e Cervejaria Devassa, e como consultora na área de projetos de cervejaria, pesquisa e desenvolvimento; gestão da qualidade; formulação de bebidas; planejamento e controle da área de produção; reformulação e controle da área de logística; controle e desenvolvimento de indicadores de desempenho de negócio; implantação de sistema integrado entre as diversas áreas da empresa; e preparação e organização dos planos estratégicos de médio e longo prazo. Na área educacional atuou como professora visitante na Universidade UERJ (Química Geral), na Escola Técnica de Química CEFETEQ/RJ (Físico-Química e Análise Instrumental), e como professora na UNIASSELVI (BPF, Tecnologia de Fabricação, e Gestão Sensorial). Desde 2005 concilia suas atividades de treinamento e consultoria nas áreas de Cervejaria, A&B, Sommelier de Bebidas, Gestão Sensorial, e Gestão de Negócios com o cargo de Química na SUVISA/RJ - em período de licença desde jul/2011.

  • Laura Cristina Peixoto Chaves

    Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia e Educação Física. Especialista em Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Educação a Distância. Experiência em diferentes regiões do país, da educação infantil ao ensino superior. Ocupou os seguintes cargos: Professora, Diretora de Escola e Supervisora de Ensino da Educação Básica; Sub-Secretária de Educação Pública do Distrito Federal; Diretora de Educação Básica de Blumenau; Coordenadora, Diretora e Gestora Acadêmica de Educação Superior. Atualmente é Diretora Pedagógica na Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • Leonardo Sewald

    É cervejeiro e sócio-fundador da Cervejaria Seasons, renomada cervejaria de Porto Alegre/RS. Mestre-cervejeiro formado pelo Siebel Institute of Technology de Chicago/EUA, também é consultor de mercado para novos negócios, membro da Brewers Association, ASBC - American Society of Brewing Chemists e MBAA - Master Brewers Association of Americas. Professor e jurado de competições nacionais e internacionais de cerveja, também atuou como membro da diretoria das associações brasileiras que trabalham em prol da comunidade cervejeira nacional e estadual, respectivamente, a ABRACERVA e AGM. Sócio-fundador da Acerva Gaúcha, homebrewer desde 2005. É um ativista do setor, ministrando palestras, cursos e workshops com o intuito de disseminar a cultura das boas cervejas.
     

  • Otto Paulo Zschoerper

    Mestre Cervejeiro Diplomado pela Universidade Técnica de Berlin - 1984, Administrador formado pela Faculdade Luzwell em São Paulo - 2007 e MBA Executivo em Administração de Empresas pela BSP SP – 2006.

    1976 – 1979 – Escriturário no Revendedor Brahma em São Bento do Sul (SC).

    Novembro/1979 – Abril/2010 – Brahma/Ambev/Inbev/ABInbev.

    Iniciou na Brahma na Filial Curitiba como aprendiz de mestre-cervejeiro, trabalhando em todas as etapas de produção de cevada e malte, fabricação de cervejas e refrigerantes. 

    Participou da formação de cervejeiros/malteadores práticos, ministrando aulas no Curso de Cervejeiro Prático da Brahma (1988–1992), no Curso Técnico do Senai Vassouras (1992-1997), na Ambev em 2011 e na Uniasselvi em Blumenau (2012-2013).

    1979 – 1982 – Aprendiz de Mestre Cervejeiro nas Cervejarias Filiais Curitiba e Rio de Janeiro e nas Maltarias em Porto Alegre e Passo Fundo (safras de cevada);
    1982 – 1984 – Curso na Universidade Técnica de Berlin;
    1984 – 1985 – Chefe de Setor de Engarrafamento e Anexos ( Cerveja e Refrigerantes ) na Filial Continental em Porto Alegre;
    1986 – 1993 – Chefe de Setor da Fabricação de Malte/Gerente de Produção nas Maltarias Floresta e Navegantes em Porto Alegre;
    1994 – 1995 – Gerente de Produção na construção e start-up da Filial SC em Lages;
    1996 – 2001 – Especialista e Coordenador de Processo de Fabricação de Malte e Cervejas na Administração Central em São Paulo;
    2001 – 2003 – Gerente de Produção na maior cervejaria da Ambev, em Campo Grande (RJ);
    2004 – 2006 – Diretor Regional de Maltarias, responsável pela produção e logística de cevada e malte da Ambev na América Latina;
    2007 – 2008 – Diretor Global de Cervejaria na Inbev em Leuven (Bélgica);
    2009 – 2010 – Diretor Regional de Maltarias da ABInbev/LAN Zone;
    2010 – 2011 – Consultor informal da Ambev para Cevada e Malte;
    2011 - até o presente momento - Conselheiro de uma micro empresa do setor de eficiência energética em Porto Alegre e investidor autônomo.


  • Paulo Schiaveto

  • Pedro Paulo Moretzsohn de Mello

    Engenheiro Químico formado pela Escola de Química da UFRJ, pós-graduado pela PUC/RJ, Mestrado em Cervejaria pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Católica de Louvain/Bélgica. Trabalhou como Gestor Fabril de processos industriais cervejeiros, Skol/Brahma 1973/1990; Kaiser 1990/1992. Docência técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 1993/2015; ESCM, 2017. Responsabilidade técnica laboratorial CTS/Senai, 2012/2014. Consultoria técnica na área de alimentos e bebidas CTS/Senai, 2010/2015. 

     

  • Walter Borelli Polzl

    Formado pela Universidade Federal de São Carlos - SP em Engenharia Química. Mestre Cervejeiro pela VLB - Versucht und Lehranstahlt Berlin. Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atuou como Gerente da Área de Projetos - Pentair - 2011 até 2014; Cervejeiro e Gestor - Projetos de Produtos especiais Ambev - 2010 e 2011; Cervejeiro e Gerente de Projetos - Danbrew - Copenhagem - Dinamarca de 2008 até 2009; Gerente de Projetos de Cervejarias por 4 anos tendo montado Cervejarias no Peru, Guatemala e Rep. Dominicana. Foi Cervejeiro Senior - Ambev de 1994 até 2006 e Especialista Corporativo em Fermentação e Maturação na Ambev por 5 anos deste período.

depoimentos dos alunos

Gabriel Gandolpho Oportunidade incrível

Foi uma oportunidade incrível ter feito a pós-graduação na ESCM. Vários alunos de diversas idades e regiões, que apesar de terem seus trabalhos e compromissos, se esforçavam para pegar longas horas de viagem para buscar aprender mais sobre seu hobby preferido ou sobre seu próximo negócio/trabalho. No meu caso o networking foi o que trouxe resultado mais rápido. Com os relacionamentos que foram construídos ao longo do curso, surgiu a brewtime, nossa distribuidora de insumos cervejeiros.
 

Tiago Bernardi Um divisor de águas

O curso foi um divisor de águas na minha vida profissional, com ele puder aprimorar meus conhecimentos teóricos e pude colocar estes conhecimentos em prática. Tive a oportunidade de fazer crescer minha network, como pessoas apaixonadas pelo ramo cervejeiro, além de me possibilitar entrar no mercado de trabalho antes mesmo de finalizar minha pós-graduação. 

Francis Eidt Contato com experts de todo o país

A ESCM é pioneira na educação cervejeira de nível superior, com excelente estrutura física e uma gama de professores com grande conhecimento e experiência prática na área. O curso de Pós-graduação abriu muitas portas para o meu aperfeiçoamento pessoal e profissional e me proporcionou o contato com experts de todo o país. Além da rede de contatos, acredito que o curso é um ótimo investimento, pois o conhecimento adquirido em cada módulo é aplicado imediatamente no nosso negócio, fortalecendo o crescimento e sustentabilidade da Dom Franz Cerveja Rude Ltda.

ver mais depoimentos de alunos
Quer fazer este curso? Inscreva-se