Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira | Escola Superior de Cerveja e Malte

Central do aluno Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

Para unir a arte e a técnica na produção de cerveja é necessário aprofundar os conhecimentos a respeito da tecnologia cervejeira. 
Este curso visa fornecer o domínio de todo o processo produtivo aos mais exigentes padrões de qualidade de forma a otimizar e inovar na fabricação cervejeira.

Aulas presenciais aos sábados quinzenalmente, podendo sofrer alterações conforme calendário do curso.



conteÚdo programÁtico

1. Módulo de Ingredientes   
Introdução ao Mundo da Cerveja (9h)
Escolas e Estilos de Cerveja (9h)
Água (9h)
Segredos do Lúpulo (9h)
Uso de Especiarias e Madeiras (9h)
Segredos do Malte (18h)
Maltes Especiais (9h)
Análises Laboratoriais de Ingredientes (18h)
Microbiologia da Cerveja (18h)
Fermentos (27h)
 
2. Módulo de Processos de Produção             
Fabricação do Mosto                (27h)
Fermentação e Maturação (18h)
Finalização e Envase (18h)
Análises Laboratoriais de Produto em Processo (18h)
Boas Práticas de Fabricação (9h)
Aspectos Legais - Produção e Comercialização (9h)
 
3. Módulo de Equipamentos e Controles de Qualidade
Equipamentos (9h)
Layout de Fábrica (9h)
Automação de Cervejarias (9h)
Controles de Qualidade (9h)
Gestão Sensorial (18h)
Análises Laboratoriais de Produto Acabado (18h)
Custos e Precificação                (9h)
Inovação e Criatividade em Cervejarias (9h)
Sustentabilidade nas Cervejarias (9h)
Elaboração de Receita (9h)
 
4. Módulo de TCC      
Conhecimento Científico (36h)
Visitas Técnicas (18h)
TCC   (60h)
 
Total: 456h/aula
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC
    Data de início: 07 Abril de 2018
    Data final: a 29 Novembro de 2019
    Dia e horário: Sábados: 08h - 12h e 13h - 18h - Encontro em média quinzenais Sábados: 08h - 12h e 13h - 18h - Encontro em média quinzenais

    inscreva-se

conheca os professores

  • Carlo Enrico Bressiani

    Sommelier de Cervejas pela Doemens Academy&ESCM, Engenheiro Civil pela Universidade Regional de Blumenau, MBA em Gestão de Negócios Industriais pelo Instituto Químico de Sarrià e Doutor em Finanças pela Universitat Ramon llull. Consultor especialista na área de reestruturação financeira de empresas e professor universitário há mais de 15 anos, especialista em temas relacionados ao mercado cervejeiro. Diretor Geral da Faculdade Épica e da Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • Kátia Jorge

    Química, Pós-Graduada em Gestão Estratégica pela UES, Mestre em Bioquímica pela UFRJ e Doutora em Ciências de Alimentos pela UFRJ e Universidade do Porto/Portugal. Na área de pesquisa, atuou como Pesquisadora Estrangeira na VLB-Berlin, Alemanha. Trabalhou em empresas da área de bebidas como Cervejaria Brahma e Cervejaria Devassa, e como consultora na área de projetos de cervejaria, pesquisa e desenvolvimento; gestão da qualidade; formulação de bebidas; planejamento e controle da área de produção; reformulação e controle da área de logística; controle e desenvolvimento de indicadores de desempenho de negócio; implantação de sistema integrado e preparação e organização dos planos estratégicos de médio e longo prazo.

  • Paulo Schiaveto

    Engenheiro de Produção pela USP e Master of Science - Biotechnologie Industrielle - Brasserie - pela Louvain-la-Neuve -Bélgica. Foi mestre-cervejeiro, especialista em qualidade organoléptica e gerente de produção em cervejarias de grande porte. É consultor assistente em projetos de engenharia, qualidade e desenvolvimento de novos produtos para clientes internacionais (Cara Technology - Reino Unido) e proprietário e consultor da Schiaveto Ltda, empresa de consultoria em processos cervejeiros nas áreas de projeto, qualidade, produtividade e desenvolvimento de produtos para clientes nacionais. Especializado nas áreas de produção de mosto, fermentação, filtração e estabilidade organoléptica de cervejas.

  • Maurício Zipf

    Administrador de empresas, pós-graduado em marketing, beer sommelier. Professor universitário há mais de 6 anos, sócio fundador e gerente de marketing da Cervejaria Schornstein.

  • Rodolfo Heitor Vargas Rebelo

    Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo.  

  • Otto Paulo Zschoerper

    Mestre Cervejeiro pela Universidade Técnica de Berlin, Administrador, MBA Executivo em Administração de Empresas.
    Possui 30 anos de experiência no mercado cervejeiro – Brahma, Ambev, Inbev e ABInbev, tendo atuado nos setores de produção e engarrafamento de cervejas , implantação de unidades e mais fortemente em maltaria , ocupando o cargo de Diretor Regional de Maltarias da ABInbev/LAN. Atualmente trabalhando como consultor na área de malte base 

  • Gabriela Müller

    Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte/SC nos cursos de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira e Mestre Cervejeiro nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcóolica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. É diretora técnico-científica da ACervA Catarinense. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

  • Alexandre Mello

    Formado em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau, MBA Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV e concluindo a Pós-graduação Processo de Gestão Cervejeira. Sócio e cervejeiro da Cervejaria Itajahy, que conquistou duas medalhas no Festival Brasileiro da Cerveja 2014 e uma Medalha no Beer festival em Milão 2014. Home Brewer desde 2009, foi Presidente e é Diretor Financeiro da ACervA Catarinense.

  • Walter Borelli Pölzl

    Formado na Universidade Federal de São Carlos - SP em engenharia química. Mestre Cervejeiro pela VLB - Versucht und Lehranstahlt Berlin. Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atuou como Gerente da Área de Projetos - Pentair - 2011 até 2014; Cervejeiro e Gestor - Projetos de Produtos especiais Ambev - 2010 e 2011; Cervejeiro e Gerente de Projetos - Danbrew - Copenhagem - Dinamarca de 2008 até 2009; Gerente de Projetos de Cervejarias por 4 anos tendo montado Cervejarias no Perú, Guatemala e Rep. Dominicana;Foi Cervejeiro Senior - Ambev de 1994 até 2006 e Especialista Corporativo em Fermentação e Maturação na Ambev por 5 anos deste período.

  • Marcos Odebrecht Jr.

    Cervejeiro caseiro desde 2008 e voluntário da ACervA Catarinense a partir de 2009. Juiz BJCP de cervejas e hidromel com experiência em concursos de cerveja caseira no Brasil e nos EUA. Em 2013 obteve o International Diploma in Brewing Technology no World Brewing Academy (Siebel Institute of Technology e Doemens Academy). Participou do CMBTC Malt Academy (Canadian Malting Barley Technical Centre) em 2015. Possui experiência no ensino superior nas áreas de bebidas fermentadas e engenharia.

  • Leonardo Sewald

    Sócio-proprietário da Cervejaria Seasons, cervejaria natural de Porto Alegre/RS conhecida por fabricar, dentre outras cervejas, as premiadas Green Cow IPA, Cirilo Coffee Stout e Wallace Amber Ale. Cervejeiro formado pelo Siebel Institute of Technology de Chicago/EUA, Leo também consultor de mercado para novos negócios, membro da Brewers Association, ASBC - American Society of Brewing Chemists e MBAA - Master Brewers Association of Americas. Sócio-fundador da ACerva Gaúcha, homebrewer por mais de 10 anos, Leo também é um ativista do meio cervejeiro, promovendo eventos, cursos e palestras em prol da disseminação da cultura das boas cervejas.

  • Cicero Farah Gieseke

    Mestre Cervejeiro – Siebel (Chicago/EUA) e Doemens (Munique/Alemanha). Especialista em Refrigerantes. Pós Graduação MBA em Gestão Empresarial. Graduação em Engenharia Química e  graduação técnica em Química. Vasta experiência em indústria multinacionais de alimentos e bebidas. Responsável pelas áreas de brassagem, fermentação/maturação e filtração.

  • Cláudio Luís Ebert

    Sommelier de Cervejas formado pela ABS desde 2012, juiz de cervejas membro do BJCP (Beer Judge Certification Program) desde 2012, cervejeiro caseiro desde 2010, sócio-proprietário da Cervejaria Kairós. Tem diversos cursos na área de fabricação e análise de cervejas, é instrutor e palestrante em treinamentos de análise sensorial, participa como juiz de diversos concursos de cervejas. Formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na área de eletrônica de potência, é professor no IFSC desde 1997.

  • Honorato Pradel

    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Experiência como coordenador de processo de fabricação de cervejas no Grupo Petrópolis, coordenador, docente e técnico em educação profissional - SENAI Vassouras nos Cursos Técnicos em Cervejaria, Controle de Qualidade de Alimentos e Processamento de Carnes e Derivados. Trabalhou também em indústrias de alimentos (laticínios) e de bebidas (cervejas, refrigerantes e águas minerais) atuando em implantação de unidades fabris, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade , planejamento e gestão de processos produtivos e implantação de ferramentas da qualidade como TPM, ISO 9001, ISO 17025, ISO 2200, BPE e APPCC.

  • Roberta Bassi

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes; Especialista em Microbiologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo – IPESSP; Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco e Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco.

  • Joao Guilherme Costa Sperb

    Mestre e bacharel em Engenharia química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de pesquisa em Engenharia Bioquímica, utilizando fungos filamentosos
    para a obtenção de compostos bioativos, com foco na produção de tensoativos (biossurfactantes) e enzimas lipolíticas. Possui experiência na área de Engenharia de
    Alimentos, principalmente na produção de alimentos e bebidas fermentados,contando com atuações profissionais em cervejarias. Atualmente cursa o doutorado em
    Engenharia Ambiental, com o foco de pesquisa na área de biorreatores e biodigestores para a produção de biogás.

  • Guilherme Ferreira Rolim

    Consultor e especialista de processos de produção de cervejas desde 2010. É pós-graduado em  Série Estratégica em Meio Ambiente, em Gestão – Ênfase Negócios.   Cursou Tecnologia de Produção de Cervejas e Controle de Qualidade de Processos  pela Siebel Institute of Technology, Graduação como Mestre Cervejeiro e Técnico em Produção de Cervejas – SENAI Vassouras. Graduação Ciências Biológicas - Bacharel em Ecologia.

  • Laura Cristina Peixoto Chaves

    Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Educação a Distância, Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Educação Física Escolar. Graduada em Pedagogia e em Educação Física. Diretora Acadêmica da Faculdade Épica e Escola Superior de Cerveja e Malte.

depoimentos dos alunos

Murilo Dircksen Cada aula é única

Quando surgiram as primeiras propagandas da Escola Superior de Cerveja e Malte em jornais e blogs especializados em cerveja fiquei animado com a possibilidade de já sair da faculdade e iniciar uma pós na área que eu decidi atuar. As primeiras aulas foram fora de série com a Cilene Saorin e mostraram que o curso seria muito mais do que eu podia esperar. Além de excelentes professores com um vasto conhecimento e experiência na área, foram reunidos alunos de diversas áreas do conhecimento que tem agregado muito as aulas. Cada aula acaba se tornando única por essa mescla.

(Murilo Dicksen - Turma 1)

Fernando Fernandes Chaves De caseiro à profissional

Como cervejeiro caseiro, minhas expectativas com esta pós-graduação são de aprimorar meu conhecimento técnico sobre os ingredientes e processos relativos à fabricação de cerveja, com o objetivo de estar mais bem preparado para a transição ao ambiente fabril. Isso se confirmou no módulo de Água, com a profª Katia Jorge, me dando a certeza de poder extrair muito mais conhecimento nos módulos a seguir.

(Fernando Fernandes Chaves - Turma 1)

Rafael Mendes O meu networking profissional aumentou

O curso fez principalmente o meu networking profissional aumentar bastante.
A troca de experiências com os colegas foi fundamental, pois na turma tínhamos cervejeiros muito experientes, com anos de profissão, e outras pessoas interessadas em montar a própria cervejaria e que buscavam entender a parte técnica de produção de cerveja para então poder fazer a gestão do negócio

Silvio Duarte de Oliveira Network com pessoas de vario lugares

O curso ministrado pela Escola Superior de Cerveja e Malte abriu um leque de conhecimento voltados para um ramo de cervejas. Network com pessoas de vario lugares do Brasil e até mesmo outros paises.

Thiago Jorge Interatividade e uma valiosa experiência

O curso em Tecnologia Cervejeira é apresentado de uma forma coerente, sendo iniciado pelos 4 insumos primordiais na elaboração da cerveja, passando pelos equipamentos com suas configurações, layouts e suas funcionalidades. Exames laboratoriais dos insumos utilizados e degustações do produto final também fazem parte dos estudos. As ‘’visitas cervejeiras’’ organizadas pela escola proporcionam interatividade e uma valiosa experiência para quem deseja iniciar estudos e trabalhos em ambiente cervejeiro.

Diovana Strieder Schacker O sonho está se tornando uma realidade

Impulsionada pelo sonho de montar a própria indústria de cervejas artesanais iniciei a Pós-graduação na primeira turma da ESCM em 2014. A escola reúne simplesmente os melhores profissionais especializados em cerveja do país. A troca de experiências também com colegas é enorme, cada um traz consigo muito conhecimento e a alegria de partilhar. Por isso, hoje, o sonho está se tornando uma realidade.

Francis Eidt Contato com experts de todo o país

A ESCM é pioneira na educação cervejeira de nível superior, com excelente estrutura física e uma gama de professores com grande conhecimento e experiência prática na área. O curso de Pós-graduação abriu muitas portas para o meu aperfeiçoamento pessoal e profissional e me proporcionou o contato com experts de todo o país. Além da rede de contatos, acredito que o curso é um ótimo investimento, pois o conhecimento adquirido em cada módulo é aplicado imediatamente no nosso negócio, fortalecendo o crescimento e sustentabilidade da Dom Franz Cerveja Rude Ltda.

Tiago Bernardi Um divisor de águas

O curso foi um divisor de águas na minha vida profissional, com ele puder aprimorar meus conhecimentos teóricos e pude colocar estes conhecimentos em prática. Tive a oportunidade de fazer crescer minha network, como pessoas apaixonadas pelo ramo cervejeiro, além de me possibilitar entrar no mercado de trabalho antes mesmo de finalizar minha pós-graduação. 

Gabriel Gandolpho Oportunidade incrível

Foi uma oportunidade incrível ter feito a pós-graduação na ESCM. Vários alunos de diversas idades e regiões, que apesar de terem seus trabalhos e compromissos, se esforçavam para pegar longas horas de viagem para buscar aprender mais sobre seu hobby preferido ou sobre seu próximo negócio/trabalho. No meu caso o networking foi o que trouxe resultado mais rápido. Com os relacionamentos que foram construídos ao longo do curso, surgiu a brewtime, nossa distribuidora de insumos cervejeiros.
 

ver todos os depoimentos de alunos
Quer fazer este curso? Inscreva-se