Mestre Cervejeiro | Escola Superior de Cerveja e Malte

AVA Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Mestre Cervejeiro

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

Para se tornar um mestre cervejeiro é necessário o domínio de todas as etapas do processo produtivo de cervejas, além do conhecimento sobre classificação e características dos mais variados estilos da bebida.

No curso de Mestre Cervejeiro elaborado pela Escola Superior de Cerveja e Malte você terá todo o embasamento teórico e prático necessário para sair das nossas salas de aula, laboratórios e estágios em cervejarias e assumir a produção de uma cervejaria.

O curso tratará todas as etapas do processo de produção, controles de qualidade, controles de processos, matérias-primas, equipamentos, gestão sensorial e temas relacionados como gestão ambiental, microbiologia, sanitização e gestão.

Um curso que forma profissionais completos, aptos a tocar o dia a dia de uma cervejaria, desde a elaboração da receita, passando pela seleção e recebimento das matérias-primas, fabricação e controles de qualidade, até o envase e distribuição do produto final, garantindo o conhecimento necessário para que a cerveja chegue até a mesa do consumidor com a qualidade desejada.


Nº de Vagas: 25


Carga horária:
840h de aula mais 280h do estágios práticos =  1.320h/a totais

Aulas em período integral (segunda-feira a sexta-feira)



conteÚdo programÁtico

Módulo de Formação Básica
História, Mercado e Classificação de Cervejas
Química e Bioquímica Básicas
Matemática Aplicada
Microbiologia e Bioquímica Aplicadas
Qualidade, Higiene e Segurança no Trabalho
Estágio I

Módulo de Maltaria
Processo Malteação
Malte Base
Análises de Malte
Adjuntos e Maltes Especiais
Introdução à Análise Sensorial
Estágio II
 
Módulo Ingredientes
Lúpulo
Especiarias
Fermento
Água
Análises de Ingredientes
Estágio III

Módulo Fabricação do Mosto
Brassagem
Controle Físico Químico do Mosto
Controle Microbiológico do Mosto
Estágio IV

Módulo Fermentação e Maturação
Processo de Fermentação
Processo de Maturação
Filtração
Controles Físico-Químicos
Controles Microbiológicos
Análise Sensorial 
Estágio V

Módulo Finalização e Envase
Processo de Envase
Controles Físico-Químicos
Controles Microbiológicos
Análise Sensorial 
Estágio VI

Módulo Conclusão
Elaboração de Receita
Avaliação de Cervejas
Layout de Fábrica
Dimensionamento de Equipamentos e Automação
Gestão Ambiental
Estágio VII

Trabalho de Conclusão de Curso
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC
    Data de início: 19 Fevereiro de 2018
    Data final: a 21 Dezembro de 2018
    Dia e horário: Segunda a Sexta-feira: 8h - 17h Segunda a Sexta-feira: 8h - 17h

    inscreva-se

conheca os professores

  • Carlo Enrico Bressiani

    Sommelier de Cervejas pela Doemens Academy&ESCM, Engenheiro Civil pela Universidade Regional de Blumenau, MBA em Gestão de Negócios Industriais pelo Instituto Químico de Sarrià e Doutor em Finanças pela Universitat Ramon llull. Consultor especialista na área de reestruturação financeira de empresas e professor universitário há mais de 15 anos, especialista em temas relacionados ao mercado cervejeiro. Diretor Geral da Faculdade Épica e da Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • Paulo Schiaveto

    Engenheiro de Produção pela USP e Master of Science - Biotechnologie Industrielle - Brasserie - pela Louvain-la-Neuve -Bélgica. Foi mestre-cervejeiro, especialista em qualidade organoléptica e gerente de produção em cervejarias de grande porte. É consultor assistente em projetos de engenharia, qualidade e desenvolvimento de novos produtos para clientes internacionais (Cara Technology - Reino Unido) e proprietário e consultor da Schiaveto Ltda, empresa de consultoria em processos cervejeiros nas áreas de projeto, qualidade, produtividade e desenvolvimento de produtos para clientes nacionais. Especializado nas áreas de produção de mosto, fermentação, filtração e estabilidade organoléptica de cervejas.

  • Rodolfo Heitor Vargas Rebelo

    Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo.  

  • Otto Paulo Zschoerper

    Mestre Cervejeiro pela Universidade Técnica de Berlin, Administrador, MBA Executivo em Administração de Empresas.
    Possui 30 anos de experiência no mercado cervejeiro – Brahma, Ambev, Inbev e ABInbev, tendo atuado nos setores de produção e engarrafamento de cervejas , implantação de unidades e mais fortemente em maltaria , ocupando o cargo de Diretor Regional de Maltarias da ABInbev/LAN. Atualmente trabalhando como consultor na área de malte base 

  • Gabriela Müller

    Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Bioquímica e Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Cerveja e Malte/SC nos cursos de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira e Mestre Cervejeiro nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcóolica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011. É diretora técnico-científica da ACervA Catarinense. Proprietária da empresa de fermentos líquidos e kits para controle de qualidade Levteck Tecnologia Viva em Florianópolis/SC.

  • Eli Bernardino Coelho Junior

    Administrador,  Sommelier de Cervejas pela Science of a Beer. Sócio Fundador da Academia da Cerveja, primeiro bar somente com cervejas artesanais de Santa Catarina. Sócio Fundador e vice-presidente da AICCA embrião da Acerva Catarinense.  Organizador de Harmonizações de cervejas da Eisenbahn de 2007 a 2008. Palestrante em cursos de cerveja e harmonização desde 2007. Jurado em Concursos de cerveja desde 2011. Atualmente proprietario e sommelier da Dosabico e representante Beermaniacs.

  • Walter Borelli Pölzl

    Formado na Universidade Federal de São Carlos - SP em engenharia química. Mestre Cervejeiro pela VLB - Versucht und Lehranstahlt Berlin. Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atuou como Gerente da Área de Projetos - Pentair - 2011 até 2014; Cervejeiro e Gestor - Projetos de Produtos especiais Ambev - 2010 e 2011; Cervejeiro e Gerente de Projetos - Danbrew - Copenhagem - Dinamarca de 2008 até 2009; Gerente de Projetos de Cervejarias por 4 anos tendo montado Cervejarias no Perú, Guatemala e Rep. Dominicana;Foi Cervejeiro Senior - Ambev de 1994 até 2006 e Especialista Corporativo em Fermentação e Maturação na Ambev por 5 anos deste período.

  • Marcos Odebrecht Jr.

    Cervejeiro caseiro desde 2008 e voluntário da ACervA Catarinense a partir de 2009. Juiz BJCP de cervejas e hidromel com experiência em concursos de cerveja caseira no Brasil e nos EUA. Em 2013 obteve o International Diploma in Brewing Technology no World Brewing Academy (Siebel Institute of Technology e Doemens Academy). Participou do CMBTC Malt Academy (Canadian Malting Barley Technical Centre) em 2015. Possui experiência no ensino superior nas áreas de bebidas fermentadas e engenharia.

  • Victor Pacheco Zim

    Sommelier de Cervejas e Engenheiro de Alimentos, experiência como cervejeiro em cervejarias de Santa Catarina e Paraná e como gerente de produção em empresa de sucos e refrescos.

  • Honorato Pradel

    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Experiência como coordenador de processo de fabricação de cervejas no Grupo Petrópolis, coordenador, docente e técnico em educação profissional - SENAI Vassouras nos Cursos Técnicos em Cervejaria, Controle de Qualidade de Alimentos e Processamento de Carnes e Derivados. Trabalhou também em indústrias de alimentos (laticínios) e de bebidas (cervejas, refrigerantes e águas minerais) atuando em implantação de unidades fabris, pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade , planejamento e gestão de processos produtivos e implantação de ferramentas da qualidade como TPM, ISO 9001, ISO 17025, ISO 2200, BPE e APPCC.

  • Sérgio Cadore

    Especialização em Engenharia da Produção pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau. Diretor Administrativo da Faculdade Épica e Sócio Administrador do Instituto de Administração e Direção de Empresas. Professor universitário desde 1999 e palestrante desde 2008, é membro do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí, do Conselho Fiscal do Observatório Social de Indaial/SC (OSIND) e do Conselho de Administração do Hospital Beatriz Ramos, Indaial/SC.

  • Roberta Bassi

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes; Especialista em Microbiologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo – IPESSP; Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco e Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco.

  • Luís Augusto Zillmer Cardoso

    Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau(1997), especialização em Gestão Estratégica de Marketing pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação(2004) e mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau(2010). Atualmente é Docência do Associação Educacional Leonardo da Vinci e Docência da Faculdade Metropolitana de Guaramirim. Tem experiência na área de Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas:comunicação, Campanhas, desenvolvimento regional.

  • Idney José Da Silva Junior

    Profissional e docente no segmento cervejeiro, com experiência no modelo de negócio “Brew Pub”, com foco plano de negócio para bares com fabricação própria de cerveja, desenvolvimento de produtos (cervejas), operacionalização de equipamentos cervejeiros(fabricação de cervejas), estudos de viabilidade, análise de riscos, análise e qualificação de mercado fornecedor e consumidor, estudos econômicos e financeiros e estudo logístico. Forte competência para atuar, implantar e administrar sistemas de produção (aplicação metodologia de lean manufacturing), Programação e Controle da Produção, Manufatura integrada por computador (CAD e CAM).

  • Joao Guilherme Costa Sperb

    Mestre e bacharel em Engenharia química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de pesquisa em Engenharia Bioquímica, utilizando fungos filamentosos
    para a obtenção de compostos bioativos, com foco na produção de tensoativos (biossurfactantes) e enzimas lipolíticas. Possui experiência na área de Engenharia de
    Alimentos, principalmente na produção de alimentos e bebidas fermentados,contando com atuações profissionais em cervejarias. Atualmente cursa o doutorado em
    Engenharia Ambiental, com o foco de pesquisa na área de biorreatores e biodigestores para a produção de biogás.

  • Lígia Marcondes Rodrigues dos Santos

    Química formada em Química pela UFRJ (2002-2007), Técnica em cervejaria
    pelo SENAI RJ (2008), Mestre Cervejeira pela World Brewing Academy
    (2012), Mestre em Ciências pela UFRRJ (2016).
    Experiência profissional:
    AmBev (2007-2009): Foi admitida na empresa através do Programa de
    Talentos e fez treinamento por todas as áreas pertinentes à produção de
    cerveja por 6 meses. Em seguida, assumiu o cargo de supervisora de
    brassagem, onde pode desenvolver trabalhos de melhoria e gestão de
    índices. Foi responsável pela área de qualidade dentro da produção de
    cervejas.
    CTS Alimentos e Bebidas SENAI RJ Vassouras (2009-2017) - Instrutora
    especializada na área de bebidas com ênfase em cervejaria. Ministrou
    diversas disciplinas teóricas e práticas sobre produção de cervejas,
    especialmente para o curso Técnico em Cervejaria, entre elas moagem,
    mostura e fervura do mosto, além de fermentação e filtração de cervejas.
    Ministrou cursos no exterior em espanhol sobre produção de cervejas pelo
    SENAI para a cervejaria SABMiller.

  • Frank Nohel

    Formação - Mestre Cervejeiro Diplomado - Universidade Técnica de Munique - Weihenstephan 1979
    Companhia Cervejaria Brahma 1974 a 1991 - atuando como malteiro, gerente de produção e industrial
    Cooperativa Agrária Agroindustrial 1991 a 2017 - atuando como coordenador de maltaria e gerente negócio malte

  • IRIO ÁVILA GONÇALVES

    Mestre em Sistemas Produtivos - Desenvolvimento Local pela UCDB e UQÁM - Université du Québec à Montréal, Pós-graduado em Educação no Ensino Superior pela UNIDERP e Controladoria e Auditoria pela UCDB. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Tecnólogo em Produção de Cervejas pelo SENAI de Vassouras-RJ. Atuou como executivo de controle, custos e finanças em indústrias de Alimentos e Bebidas, de Serviços em Restauração e Hospedagem entre outras empresas e na avaliação de empresas em processos de combinação de negócios até fundar a sua cervejaria em Porto Alegre- RS. Paralelamente desde 1997 atua como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da gestão e produção, tendo coordenado e lecionado custos, planejamento tributário, gestão de riscos e controle, gestão em restauração e contabilidade gerencial, entre outras, em diversas instituições no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do pais.
    Atualmente é Empresário em A & B em Florianópolis – SC no segmento produtivo de cervejas e de serviços de gastronomia local, Consultor de Combinação de negócios e Professor Universitário.
     

  • Igor Aguillar Natél Ferrari Puorro

    Igor Puorro é cervejeiro profissional, formado pela Brewlab (Sunderland, Inglaterra) e consultor especializado em produção de cervejas artesanais. É também juiz de cervejas certificado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), com experiência em concursos dentro e fora do país. Através de cursos, workshops e palestras, difunde o conhecimento cervejeiro para profissionais da área e também para hobbystas. Conquistou com 3 medalhas de ouro o prêmio “Panela de Ouro” de melhor cervejeiro do XI Concurso Nacional das ACervAs em 2016.

Quer fazer este curso? Inscreva-se