Master em Estilos de Cervejas | Escola Superior de Cerveja e Malte

AVA Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Master em Estilos de Cervejas

Conheça as turmas com inscrições abertas

sobre o curso

O Master em Estilos de Cerveja foi pensado para ser a evolução natural do aprendizado do sommelier de cervejas que busca ampliar seus conhecimentos em estilos, se destacar como profissional no mercado de trabalho e iniciar sua própria produção de material sobre o tema. A estrutura do curso e o conteúdo programático das aulas, pesquisas monitoradas e exames de avaliação foram desenhados para atingir este objetivo.
 
Durante o curso, o aluno desenvolve uma percepção de estilo nova, única e completa, levando em consideração, além dos aspectos técnicos de produção e dos atributos sensoriais, os contextos histórico, social, tecnológico e geográfico de cada estilo ou grupo de estilos.
 
Outro diferencial, é que para receber a certificação de Master em Estilos de Cerveja, o aluno deve produzir para o seu TCC, com a orientação dos professores, um rico trabalho de pesquisa e conteúdo autoral sobre um determinado estilo, que estará pronto para ser publicado.
 
O título de Master em Estilos de Cerveja é uma garantia de que o profissional certificado possui conhecimento comprovado na análise, identificação e julgamento dos estilos de cerveja. Inclusive, estando apto a se candidatar a jurado em concursos nacionais e internacionais.

Avaliações
   - Exame teórico escrito
   - Trabalhos individuais
   - Banca examinadora do TCC

Público Alvo:
   - Sommeliers de Cervejas.

Pré-requisitos
   - Formação em Sommelier de Cervejas com certificação (obrigatória apresentação do documento para matrícula).
   - Fluência em leitura nas línguas: inglesa e/ou alemã e/ou francês.

Processo seletivo
Todos os candidatos ao curso Master em Estilos de Cerveja deverão fazer um exame de admissão para atestar seus conhecimentos prévios e nivelamento da turma.
A prova será à distância através de uma plataforma online e realizada em 28/10/2017 (sábado), com 1 hora de duração, das 15h às 16h (horário de Brasília). A prova é gratuita.
Nº de Vagas: 22
O pagamento da matrícula do curso deverá ser feito após o resultado do processo seletivo.

Cronograma:

   - Inscrições até: 24/10/2017
   - Prova: 28/10/2017
   - Resultado classificatório: 06/11/2017
   - Matrícula 1ª chamada: até 17/11/2017
   - Matrícula 2ª chamada: até 30/11/2017
   - Matrícula 3ª chamada: até 08/12/2017
 



conteÚdo programÁtico

  • O que é um estilo de cerveja
  • BJCP ou BA?
  • Gestão sensorial
  • Imersão em escola alemã
  • Imersão em escola britânica
  • Imersão em escola belga
  • Imersão em escola americana
  • Estilos do Novo Mundo
  • Estilos Híbridos
  • Exercício prático: simulação de concurso
  • Como identificar o estilo às cegas
  • Preparação da apresentação dos estilos
  • TCC
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

Turmas com Inscrições Abertas

  • Cidade: Blumenau/SC
    Data de início: 22 Janeiro de 2018
    Data final: a 03 Fevereiro de 2018
    Dia e horário: Segunda a sábado: 8h as 18h

    inscreva-se

conheca os professores

  • Professores ESCM

    Corpo docente da Escola Superior de Cerveja e Malte.

  • José Raimundo Padilha

    Carioca, publicitário com mais de 30 anos de experiência, formado pela PUC-Rio, consolidou sua formação como sommelier de cervejas na primeira turma da Doemens Akademie no Brasil e Mestre em Estilos Siebel Institute of Technology de Chicago - EUA. Especializou-se em harmonizar cervejas com gastronomia e introduzir o público iniciante no universo das cervejas artesanais.

  • Fernanda Meybon

    Engenheira Química pela UFSC, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos e Avaliação de Cervejas pelo Siebel Institute of Technology de Chicago - EUA. Assessora Técnica do CREA-SC, atua na área de ensino e atribuição profissional da engenharia. Idealizadora do Concurso
    Engenheiro Cervejeiro do CREA-SC. Ministra cursos na área de processos cervejeiros e análise sensorial para os cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Alimentos em diversas universidades de Santa Catarina. Especialista nos Relatórios de Inteligência do Mercado Cervejeiro para o SEBRAE. Colunista online da Revista da Cerveja - Coluna Profissão Cerveja e do Blog All Beers. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no exterior, como: Fórum Mundial de Educação Tecnológica, Mondial de La Bière e Conferencia de Cerveceros da America. Sommelière convidada do Brussels Beer Challenge 2016 realizado em Bruxelas. Jurada em Concursos Nacionais e Internacionais de Cerveja. Hobby favorito é cozinhar com cervejas.
     

  • Rodrigo Sawamura

    3 ° Colocado no Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas em 2017, Campeão Brasileiro de Sommelier de Cervejas em 2016, 4° Colocado no Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas 2015, 3° Lugar no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas 2015,
    Formado em Engenharia de Alimentos pela Unesp, Cozinheiro Chef Internacional pelo Senac, Sommelier de Cervejas pela ABS-Instituto da cerveja e Doemens-Academia Barbante, Mestre em Estilos e Tecnologia Cervejeira pelo Instituto da Cerveja / Faculdade de Tecnologia Munique / Weihenstephan.

  • Joyce Oliveira

    Proprietária do Gastrobar e Empório Música no Palato, co-fundadora do projeto Saberes da Gula, treinadora sensorial da FlavorActiV. Atuou como docente, coordenadora e técnica de desenvolvimento profissional no Senac São Paulo, por 18 anos na área de Alimentos e Bebidas. Foi gestora pedagógica da Academia Barbante de Cerveja. Pós-graduada em Administração e Organização de Eventos e Design Educacional, bacharel em Administração de Empresas, Gastróloga, Sommelier de Vinhos/Senac SP e WSET e Sommelier de Cervejas Doemens/ABC.

Quer fazer este curso? Inscreva-se