Cervejeiro Artesanal - Home Brewer - Concentrado | Escola Superior de Cerveja e Malte

Central do aluno Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

Cervejeiro Artesanal - Home Brewer - Concentrado

sobre o curso

A melhor cerveja que você pode experimentar é aquela que você mesmo produz. Mas, para isso, você precisa fazer esse curso para desmistificar o universo das cervejas e conhecer técnicas e ferramentas para que os apaixonados pelo tema possam produzir a sua própria bebida, dentro dos padrões técnicos e de qualidade.

Curso Concentrado.

O curso inclui:

  • Material didático digital;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
  • Subsídio no Almoço nos dias de aula;
  • Certificação.



conteÚdo programÁtico

  • INTRODUÇÃO AO MUNDO DA CERVEJA
  • MATÉRIAS-PRIMAS, INSUMOS E ADJUNTOS
  • EQUIPAMENTOS E HIGIENE E SEGURANÇA
  • BRASSAGEM
  • FERMENTAÇÃO E MATURAÇÃO
  • FINALIZAÇÃO E ENVASE
  • GESTÃO SENSORIAL
  • TÉCNICAS DE DEGUSTAÇÃO, COPOS E CANECOS
  • ELABORAÇÃO DE RECEITA
saiba mais sobre este curso
faça o download da brochura deste curso e conheça

conheca os professores

  • Rodolfo Heitor Vargas Rebelo

    Mestre Cervejeiro pela Doemens Akademie. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de produção cervejeira no Grupo Petrópolis Unidade Teresópolis. Desenvolveu atividades de consultoria nas áreas de dimensionamento e implementação de novas cervejarias, formulação de receitas de cerveja, diagnóstico de produção e melhorias no processo.  

  • Carlo Giovanni Lapolli

    Sommelier Doemens/ESCM, Diretor Comercial da Cerveja Blumenau, Presidente da Associação das Cervejarias Artesanais de SC e Pós Graduando em Tecnologia Cervejeira.

  • Fernando Lapolli

    Sommelier de Cervejas pela Doemens Academy e ESCM, Cervejeiro Caseiro desde 2008, um dos idealizadores do Catharina Bier Festival e diversos outros eventos cervejeiros locais. Organizou os primeiros encontros de cervejeiros caseiros de Blumenau e região. Atuou como administrador e cervejeiro da cervejaria Handwerk e atualmente opera as cervejarias Das Bier e Blumenau.

  • Douglas Merlo

    Beer Sommelier pela Associação Italiana de Biersommelier (A.D.B.) e Mixologista pela A.I.B.E.S. Professor e palestrante nas matérias de análise sensorial e organolética, matérias primas, produção e estilos desde 2012. Juiz do Campeonato Italiano de Cerveja Artesanal (C.I.B.A.), do Concurso Brasileiro da Cerveja e auxiliar organizador do Italian Beer Festival (I.B.F.). Consultor de importação de cervejas italianas. Organizador do intercâmbio cultural cervejeiro italo-brasileiro. Juiz do Concurso Brasileiro de Cervejas em 2013.

  • Eli Bernardino Coelho Junior

    Administrador,  Sommelier de Cervejas pela Science of a Beer. Sócio Fundador da Academia da Cerveja, primeiro bar somente com cervejas artesanais de Santa Catarina. Sócio Fundador e vice-presidente da AICCA embrião da Acerva Catarinense.  Organizador de Harmonizações de cervejas da Eisenbahn de 2007 a 2008. Palestrante em cursos de cerveja e harmonização desde 2007. Jurado em Concursos de cerveja desde 2011. Atualmente proprietario e sommelier da Dosabico e representante Beermaniacs.

  • Alexandre Mello

    Formado em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau, MBA Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV e concluindo a Pós-graduação Processo de Gestão Cervejeira. Sócio e cervejeiro da Cervejaria Itajahy, que conquistou duas medalhas no Festival Brasileiro da Cerveja 2014 e uma Medalha no Beer festival em Milão 2014. Home Brewer desde 2009, foi Presidente e é Diretor Financeiro da ACervA Catarinense.

  • Marcos Odebrecht Jr.

    Cervejeiro caseiro desde 2008 e voluntário da ACervA Catarinense a partir de 2009. Juiz BJCP de cervejas e hidromel com experiência em concursos de cerveja caseira no Brasil e nos EUA. Em 2013 obteve o International Diploma in Brewing Technology no World Brewing Academy (Siebel Institute of Technology e Doemens Academy). Participou do CMBTC Malt Academy (Canadian Malting Barley Technical Centre) em 2015. Possui experiência no ensino superior nas áreas de bebidas fermentadas e engenharia.

  • Victor Pacheco Zim

    Sommelier de Cervejas e Engenheiro de Alimentos, experiência como cervejeiro em cervejarias de Santa Catarina e Paraná e como gerente de produção em empresa de sucos e refrescos.

  • Cléverson Tambosi

    Cervejeiro caseiro desde 2011 e Sommelier de Cervejas desde 2012, é voluntário da ACervA Catarinense, organizando, auxiliando e/ou ministrando cursos voltados à fabricação de cerveja caseira.

  • Idney José Da Silva Junior

    Profissional e docente no segmento cervejeiro, com experiência no modelo de negócio “Brew Pub”, com foco plano de negócio para bares com fabricação própria de cerveja, desenvolvimento de produtos (cervejas), operacionalização de equipamentos cervejeiros(fabricação de cervejas), estudos de viabilidade, análise de riscos, análise e qualificação de mercado fornecedor e consumidor, estudos econômicos e financeiros e estudo logístico. Forte competência para atuar, implantar e administrar sistemas de produção (aplicação metodologia de lean manufacturing), Programação e Controle da Produção, Manufatura integrada por computador (CAD e CAM).

  • Joao Guilherme Costa Sperb

    Mestre e bacharel em Engenharia química pela Universidade Regional de Blumenau. Atuou na área de pesquisa em Engenharia Bioquímica, utilizando fungos filamentosos
    para a obtenção de compostos bioativos, com foco na produção de tensoativos (biossurfactantes) e enzimas lipolíticas. Possui experiência na área de Engenharia de
    Alimentos, principalmente na produção de alimentos e bebidas fermentados,contando com atuações profissionais em cervejarias. Atualmente cursa o doutorado em
    Engenharia Ambiental, com o foco de pesquisa na área de biorreatores e biodigestores para a produção de biogás.

depoimentos dos alunos

Silvia da Cunha Fazer a nossa primeira brassagem

Eu descobri que não sabia tanto assim de cerveja e estou aprendendo muita coisa. Eu ainda não faço cerveja, mas tenho certeza que quando chegar em casa vamos (eu e meu namordo) fazer a nossa primeira brassagem.

Fabio Mol Já saio daqui tranquilo

A experiência que eu tive aqui na Escola foi muito bacana. Gostaria de agradecer à direção, aos funcionários, aos professores. Pessoal muito profissional. Tivemos matérias muito boas, coisas que a gente nem imaginava que aprenderia. Eu já era um produtor caseiro de cerveja e estava tendo alguns problemas, então agora eu já saio daqui tranquilo, sabendo de tudo que pode ser feito e das ferramentas para melhorar a produção. Mais uma vez, a Escola está de parabéns e indico a todo mundo que tiver a oportunidades de conhecer.

ver todos os depoimentos de alunos
Quer fazer este curso? Inscreva-se