A Escola | Escola Superior de Cerveja e Malte

Central do aluno Seja bem vindo, clique para acessar seu perfil:

escola superior de cerveja e malte

CONHEÇA A ESCOLA

Satisfaça sua sede por conhecimento e técnica sobre o consumo e a produção de cerveja com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas.

Assim como a cerveja reúne as pessoas, a ESCM congrega todos os campos e níveis de estudo sobre a cerveja e oferece também a prestação de serviços técnicos especializados, integrando toda a cadeia produtiva do mercado cervejeiro, desde a produção, a análise de mercado e produtos até a gestão de empreendimentos relacionados à cerveja.

História

Localizada em Blumenau (SC), cidade caracterizada por sua colonização e tradição alemã, sede da maior festa da cerveja do Brasil e pólo de cervejarias artesanais, a Escola Superior de Cerveja e Malte atende à demanda pela profissionalização do mercado cervejeiro.

A ESCM nasceu como um projeto do Instituto de Administração e Direção de Empresas - IADE. Criado em 2008 como uma organização focada no ensino, o IADE atuou prioritariamente na oferta de cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento. Formaram-se entre 2008 e 2013, nos diversos cursos e palestras, cerca de 24 mil alunos.

Em 2014, o IADE encerra as atividades que lhe deram origem e cria um novo projeto que lhe dá uma nova identidade – a Escola Superior de Cerveja e Malte. Esse novo projeto não alterou o DNA da organização, cujo o foco sempre foi pautado em duas bases: Conhecimento e Inovação. A ESCM foi desenvolvida com uma proposta totalmente alinhada aos valores da empresa original, ou seja, de inovar a partir do conhecimento. Sendo assim, a Escola nasce com a credibilidade de uma corporação que tem história, conhecimento técnico, organizacional e educacional.

Em 2016, a ESCM é credenciada através da sua mantida, a Escola Politécnica de Inovação e Conhecimento Aplicado – Épica para dois níveis de atuação: Ensino Superior, por meio de Credenciamento através de Portaria do Ministério da Educação e, Ensino Técnico, por meio de Credenciamento junto à Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.



AMOR À CERVEJA!

Para satisfazer a paladares e exigências cada vez maiores dos apreciadores de uma boa cerveja, a ESCM possui uma carta de cursos e prestação de serviços baseada nas principais escolas cervejeiras do mundo. Soma-se a isso a composição de um corpo docente escolhido entre os melhores profissionais em atuação no segmento no país.



estrutura

A estrutura da Escola Superior de Cerveja e Malte foi preparada para produzir ensino e pesquisa de qualidade. A receita para isto passa pela estrutura física, situada em uma área com quase dois mil metros quadrados, cujos ingredientes são salas de aula e laboratórios equipados com tecnologias próprias para o ensino cervejeiro.

Essa infraestrutura inclui salas de aulas específicas para o ensino presencial, um brewpub, um biergarten, laboratórios de produção de cerveja industrial e caseira, laboratórios de química e microbiologia e a maior biblioteca sobre cerveja existente no país. Tudo isso resulta em um serviço que não encontra similar em outra instituição de ensino no Brasil nem na América Latina.

APRENDER DESENVOLVENDO !

Educação e desenvolvimento não acontecem em qualquer ambiente, por isso, a Escola Superior de Cerveja e Malte foi projetada especialmente para a realização de cursos voltados à capacitação do profissional e dos amantes da cerveja. Cada um dos ambientes, laboratórios e salas de aula foi desenvolvido sobretudo para a promoção e valorização da cultura cervejeira.


“Tudo que você precisa para
ser um verdadeiro cervejeiro”

nossa estrutura

Faça o tour virtual 360° ESCM e conheça toda a infraestrutura da Escola Superior de Cerveja e Malte. São salas de aula, laboratórios e biblioteca disponíveis para promover o melhor do conhecimento em cerveja.

Todo bom apreciador de cerveja encontra nos pubs ingleses e irlandeses um local ideal para degustar a bebida. A Escola Superior de Cerveja e Malte foi buscar nesses locais a inspiração para desenvolver o Brewpub, uma réplica de um pub inglês, destinado às aulas práticas de harmonização e análise sensorial e outros cursos relacionados à degustação.

Tradicionais produtores e bebedores de cerveja, os alemães tomam sua bebida preferida nos jardins da cerveja. Você sentirá o mesmo prazer no Biergarten criado pela Escola Superior de Cerveja e Malte, um local ao ar livre decorado com itens que remetem à cultura cervejeira, para você degustar cervejas e servir-se de deliciosos petiscos.

Uma relação de livros sobre a cultura cervejeira está reunida na biblioteca da Escola Superior de Cerveja e Malte. O ambiente conta com uma estrutura de ensino e aprendizagem e livros técnicos e especializados.

A Escola Superior de Cerveja e Malte organizou um completo laboratório de química para ser usado em aulas práticas de produção de cerveja. Essa estrutura também estará disponível para a prestação de serviços técnicos especializados para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos com os ingredientes e/ou fórmulas de cervejas.

A Escola Superior de Cerveja e Malte concebeu uma réplica de uma fábrica de cerveja com capacidade de produção de 420 litros, em lotes experimentais de 70 litros, voltada para as aulas práticas de produção de cerveja. Essa estrutura também estará disponível para a prestação de serviços técnicos especializados para empresas interessadas em desenvolver receitas e experimentos.

A Escola Superior de Cerveja e Malte mantém um ambiente específico para os amantes da produção caseira de cerveja, com um laboratório totalmente dedicado à fabricação de cerveja. O espaço reúne todos os equipamentos comuns utilizados na produção caseira para o ensino de técnicas e desenvolvimento de habilidades da produção artesanal, além de um equipamento automatizado Braumeister.

É necessário entender sobre Microbiologia e Bioquímica para se fazer uma boa cerveja. O processo de produção de cerveja é uma sucessão de reações químicas e microbiológicas que devem ser entendidas e controladas. Por isso, a Escola Superior de Cerveja e Malte organizou um laboratório de microbiologia, equipado com 11 microscópios que serão utilizados para ensino e pesquisa.